CONVIVÊNCIA, LINGUAGEM E IDENTIDADE DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS
  • Antônio Danilson da Silva Braga Must University
  • Clicia Maria Alencar Ruas Must University
  • Josyene de Freitas Mendonça Machado Must University
  • Luce Meire Couto Pereira Must University
  • Maicon Lopes Ribeiro Must University
  • Raniele Noronha da Silva Must University
  • Viviane Camporez Viganor Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20494

Palavras-chave:

Convivência escolar. Linguagem digital. Identidade. Redes sociais. Subjetividade.

Resumo

Esta pesquisa analisa os efeitos da cultura digital sobre as relações de convivência, as formas de linguagem e os modos de construção da identidade no espaço escolar. O cotidiano dos estudantes é atravessado por interações em redes sociais, práticas de comunicação instantânea e exposições públicas de si que remodelam as dinâmicas escolares e desafiam os projetos pedagógicos tradicionais. A pesquisa, com abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, utiliza como referência estudos de Alves (2007), Castro Santander (2012), Silva et al. (2023), Paula (2023), Pereira et al. (2023), Bertolazzi et al. (2023) e Oliveira (2025), coletados em bases como SciELO, BDTD, Crossref e Google Acadêmico. A metodologia segue os princípios científicos de Siena et al. (2024) e Almeida (2021), priorizando a articulação entre linguagem, subjetividade e práticas digitais no ambiente escolar. Os dados analisados revelam que a convivência escolar é profundamente afetada pela lógica das redes, que reconfigura os códigos de pertencimento, visibilidade e conflito. A linguagem digital, por sua vez, impõe novos desafios à mediação pedagógica e à construção da autoridade docente. Já a identidade, antes construída em espaços restritos, passa a ser performada em ambientes públicos, fluidos e coletivos. A escola, diante disso, precisa repensar suas práticas de acolhimento, comunicação e escuta para atuar criticamente sobre esses deslocamentos.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Antônio Danilson da Silva Braga, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Clicia Maria Alencar Ruas, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Josyene de Freitas Mendonça Machado, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Luce Meire Couto Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maicon Lopes Ribeiro, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Raniele Noronha da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Viviane Camporez Viganor, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Braga, A. D. da S., Ruas, C. M. A., Machado, J. de F. M., Pereira, L. M. C., Ribeiro, M. L., … Viganor, V. C. (2025). CONVIVÊNCIA, LINGUAGEM E IDENTIDADE DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2501–2509. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20494