A GERAÇÃO DIGITAL E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS
  • Ana Paula Cândido Lozorio Must University
  • Antônio Danilson da Silva Braga Must University
  • Clicia Maria Alencar Ruas Must University
  • Josyene de Freitas Mendonça Machado Must University
  • Luce Meire Couto Pereira Must University
  • Maicon Lopes Ribeiro Must University
  • Raniele Noronha da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20493

Palavras-chave:

Screenagers. Cultura digital. Aprendizagem escolar. Ciberconvivência. Tecnologias educacionais.

Resumo

A presente pesquisa discute os impactos provocados pela geração digital nos processos de aprendizagem escolar, com ênfase nas transformações cognitivas e comportamentais causadas pelo uso constante de tecnologias digitais. A partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, foram analisadas produções científicas recentes obtidas em bases como Google Acadêmico, SciELO, Crossref e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com destaque para autores como Alves (2007), Castro Santander (2012), Bertolazzi et al. (2023) e Paula (2023). O objetivo principal é compreender como os hábitos digitais dessa geração, marcada pela hiperconexão e pelo consumo acelerado de informação, afetam a concentração, o rendimento escolar e as relações pedagógicas. A análise aponta que os chamados screenagers desenvolvem formas de interação e aprendizagem que exigem da escola novas estratégias didáticas, pautadas na mediação crítica das tecnologias. A pesquisa evidencia a urgência de incorporar metodologias que valorizem a autoria, a colaboração e a ética digital, sem negligenciar os riscos da exposição contínua às telas. Conclui-se que o enfrentamento desse cenário passa pela escuta ativa e pela reconstrução de vínculos pedagógicos com base em projetos formativos coerentes com a cultura digital contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ana Paula Cândido Lozorio, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Antônio Danilson da Silva Braga, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Clicia Maria Alencar Ruas, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Josyene de Freitas Mendonça Machado, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Luce Meire Couto Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maicon Lopes Ribeiro, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Raniele Noronha da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Lozorio, A. P. C., Braga, A. D. da S., Ruas, C. M. A., Machado, J. de F. M., Pereira, L. M. C., … Silva, R. N. da. (2025). A GERAÇÃO DIGITAL E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2532–2540. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20493