EDUCAÇÃO PERSONALIZADA E ENGAJAMENTO DE NATIVOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20405Palavras-chave:
Educação personalizada. Nativos digitais. Engajamento escolar. Cultura digital. Aprendizagem.Resumo
A presença dos nativos digitais nas salas de aula tem imposto novas exigências às práticas pedagógicas, sobretudo quanto à necessidade de personalizar os percursos de aprendizagem e engajar estudantes que cresceram conectados, imersos em múltiplas linguagens e fluxos informacionais. Esta pesquisa analisa as relações entre educação personalizada e engajamento escolar à luz das demandas dessa geração, considerando o impacto da cultura digital nas formas de aprender, se concentrar e se comunicar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada em publicações de referência coletadas em bases como SciELO, Google Acadêmico, Crossref e BDTD, com destaque para os estudos de Alves (2007), Castro Santander (2012), Pereira et al. (2023), Silva et al. (2023) e Paula (2023). Os resultados evidenciam que as estratégias personalizadas favorecem a motivação dos estudantes digitais, desde que articuladas a práticas pedagógicas intencionais, éticas e colaborativas. O engajamento, mais do que adaptação ao digital, requer reconhecimento da singularidade de cada sujeito, criação de vínculos e mediação sensível às trajetórias formativas. A educação personalizada, quando alinhada a princípios críticos e dialógicos, revela-se uma alternativa viável para transformar a experiência escolar dos nativos digitais.
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