EDUCAÇÃO PERSONALIZADA E ENGAJAMENTO DE NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Thais Isabel Pilatti Pasin Must University
  • Aleandra Possa Must University
  • Ivanor José de Andrade Must University
  • Kariane Pasin Martins Must University
  • Miltiane Ferreira da Silva Must University
  • Silvanete Cristo Viana FICS
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20405

Palavras-chave:

Educação personalizada. Nativos digitais. Engajamento escolar. Cultura digital. Aprendizagem.

Resumo

A presença dos nativos digitais nas salas de aula tem imposto novas exigências às práticas pedagógicas, sobretudo quanto à necessidade de personalizar os percursos de aprendizagem e engajar estudantes que cresceram conectados, imersos em múltiplas linguagens e fluxos informacionais. Esta pesquisa analisa as relações entre educação personalizada e engajamento escolar à luz das demandas dessa geração, considerando o impacto da cultura digital nas formas de aprender, se concentrar e se comunicar. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada em publicações de referência coletadas em bases como SciELO, Google Acadêmico, Crossref e BDTD, com destaque para os estudos de Alves (2007), Castro Santander (2012), Pereira et al. (2023), Silva et al. (2023) e Paula (2023). Os resultados evidenciam que as estratégias personalizadas favorecem a motivação dos estudantes digitais, desde que articuladas a práticas pedagógicas intencionais, éticas e colaborativas. O engajamento, mais do que adaptação ao digital, requer reconhecimento da singularidade de cada sujeito, criação de vínculos e mediação sensível às trajetórias formativas. A educação personalizada, quando alinhada a princípios críticos e dialógicos, revela-se uma alternativa viável para transformar a experiência escolar dos nativos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Isabel Pilatti Pasin, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Aleandra Possa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Ivanor José de Andrade, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Kariane Pasin Martins, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Miltiane Ferreira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Silvanete Cristo Viana, FICS

Mestranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Pasin, T. I. P., Possa, A., Andrade, I. J. de, Martins, K. P., Silva, M. F. da, Viana, S. C., & Santos, S. M. A. V. (2025). EDUCAÇÃO PERSONALIZADA E ENGAJAMENTO DE NATIVOS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1948–1956. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20405