GÊNERO E ESCOLA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Cibele Ferreira da Silva FICS
  • Moésia da Cunha Batista UNADES
  • Marly Gonçalves da Silva Must University
  • Eduardo Fernando Miranda Must University
  • Elizaneth de Arruda Martins Eubank UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20334

Palavras-chave:

Normatividade. Resistência. Currículo. Escuta. Reconhecimento.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a contribuição das práticas pedagógicas interdisciplinares e da formação docente para a superação de estereótipos de gênero e exclusões simbólicas no cotidiano escolar. A pesquisa centrou-se na educação básica, com ênfase na vivência escolar de estudantes LGBTQIA+, discutindo como a escola pode atuar no enfrentamento da heteronormatividade e das práticas de silenciamento institucional. A investigação teve natureza bibliográfica e fundamentou-se na seleção, leitura e análise de produções científicas publicadas entre 2018 e 2025, localizadas por meio do Google Acadêmico, base que reúne publicações acadêmicas de amplo alcance. Os textos foram selecionados a partir de critérios de atualidade, pertinência temática e rigor metodológico. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas interdisciplinares, quando associadas a processos formativos críticos, contribuem para o reconhecimento da diversidade de gênero no espaço escolar, estimulando o desenvolvimento de estratégias educacionais que evitam a reprodução de discursos normativos. Constatou-se também que a atuação docente tem papel decisivo na construção de um ambiente escolar acolhedor, sendo essencial a formação continuada que contemple aspectos afetivos, culturais e políticos da educação. Ainda que se tenham identificado experiências pedagógicas promissoras, o estudo revelou a permanência de lacunas na formação inicial de professores, bem como a fragilidade das políticas institucionais no que se refere à inclusão efetiva de sujeitos LGBTQIA+. Concluiu-se que é imprescindível o investimento em formação docente, na revisão de materiais didáticos e na escuta ativa dos estudantes para a construção de uma escola mais justa e democrática.

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Biografia do Autor

Maria Cibele Ferreira da Silva, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Moésia da Cunha Batista, UNADES

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (UNADES)

Marly Gonçalves da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela MUST University.

Eduardo Fernando Miranda, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela MUST University.

Elizaneth de Arruda Martins Eubank, UFMT

Mestranda em Ensino de História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Silva, M. C. F. da, Batista, M. da C., Silva, M. G. da, Miranda, E. F., & Eubank, E. de A. M. (2025). GÊNERO E ESCOLA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1467–1485. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20334