A ESCOLA PRISIONAL COMO AMBIENTE DE APOIO: REFLEXÕES SOBRE DIMENSÃO EMOCIONAL E APRENDIZAGEM

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20291

Palavras-chave:

Dimensão Emocional. Aprendizagem. Educação Prisional. Vínculos Pedagógicos. Humanização.

Resumo

Este artigo analisa a importância da dimensão emocional no processo de aprendizagem em ambientes de privação de liberdade, destacando o papel da escola como espaço simbólico de acolhimento diante das adversidades impostas pelo encarceramento. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica, examina-se como a construção de vínculos pedagógicos contribui para a humanização das experiências educativas no contexto prisional. As reflexões evidenciam que a promoção de laços interpessoais entre educadores e educandos favorece o desenvolvimento integral e o engajamento com a aprendizagem. Conclui-se que a incorporação da dimensão afetiva na prática docente constitui um elemento indispensável para a transformação social e a reconstrução da cidadania nas unidades prisionais.

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Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Professora no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna- COTEL- Pernambuco.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2025). A ESCOLA PRISIONAL COMO AMBIENTE DE APOIO: REFLEXÕES SOBRE DIMENSÃO EMOCIONAL E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1445–1452. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20291