A ATUAÇÃO DO AUXILIAR DE APOIO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Maria Cristina Mota Valença Veni Creator Christian University
  • Vivianne de Souza UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20156

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista. Auxiliar de apoio escolar.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise teórica sobre o papel do auxiliar de apoio escolar na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em revisão bibliográfica. O objetivo principal é compreender os desafios enfrentados por esses profissionais e destacar sua importância no processo de construção de uma escola inclusiva e equitativa. A metodologia adotada consistiu na análise de estudos acadêmicos, legislações e diretrizes educacionais, permitindo discutir estratégias práticas e a necessidade de formação continuada como suporte à atuação inclusiva. Os resultados evidenciam que, embora o auxiliar exerça uma função essencial de caráter educativo, mediador e afetivo, sua atuação é frequentemente limitada por fragilidades estruturais, como a falta de formação específica, ausência de políticas públicas claras e condições precárias de trabalho. Conclui-se que há uma lacuna entre o discurso da inclusão e a prática institucional, exigindo mudanças estruturais, como a criação de planos de carreira, concursos públicos específicos e formação continuada para docentes e auxiliares. Essas ações devem estar integradas a uma transformação cultural no ambiente escolar, pautada pela escuta ativa, respeito à individualidade e estímulo à autonomia dos estudantes com TEA. O fortalecimento das competências pedagógicas, o uso de práticas inclusivas e os recursos diversificados são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem e à participação plena desses estudantes no ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mota Valença, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU).

Vivianne de Souza, UFCG

Doutora em Ciências Sociais-Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2025-07-11

Como Citar

Valença, M. C. M., & Souza, V. de. (2025). A ATUAÇÃO DO AUXILIAR DE APOIO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1333–1349. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20156