A ATUAÇÃO DO AUXILIAR DE APOIO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20156Palavras-chave:
Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista. Auxiliar de apoio escolar.Resumo
Este artigo apresenta uma análise teórica sobre o papel do auxiliar de apoio escolar na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em revisão bibliográfica. O objetivo principal é compreender os desafios enfrentados por esses profissionais e destacar sua importância no processo de construção de uma escola inclusiva e equitativa. A metodologia adotada consistiu na análise de estudos acadêmicos, legislações e diretrizes educacionais, permitindo discutir estratégias práticas e a necessidade de formação continuada como suporte à atuação inclusiva. Os resultados evidenciam que, embora o auxiliar exerça uma função essencial de caráter educativo, mediador e afetivo, sua atuação é frequentemente limitada por fragilidades estruturais, como a falta de formação específica, ausência de políticas públicas claras e condições precárias de trabalho. Conclui-se que há uma lacuna entre o discurso da inclusão e a prática institucional, exigindo mudanças estruturais, como a criação de planos de carreira, concursos públicos específicos e formação continuada para docentes e auxiliares. Essas ações devem estar integradas a uma transformação cultural no ambiente escolar, pautada pela escuta ativa, respeito à individualidade e estímulo à autonomia dos estudantes com TEA. O fortalecimento das competências pedagógicas, o uso de práticas inclusivas e os recursos diversificados são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem e à participação plena desses estudantes no ambiente educacional.
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