ATUAÇÃO DO GESTOR DE PROJETOS EM SITUAÇÕES ADVERSAS AO PLANEJADO

Autores

  • Giuliano Chagas Biasioli Universidade Católica Dom Bosco
  • Maisa Helena Pimenta Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2008

Palavras-chave:

Gerente de projetos. Gerenciamento de riscos.3 . Adversidades ao planejamento.

Resumo

Este artigo analisa o resultado de uma pesquisa que busca demonstrar a qualidade da tomada de decisões do gestor de projetos em situações adversas ao planejado com base nas premissas do gerenciamento de risco. Explora as maiores dificuldades que o gestor enfrenta quando se vê em um cenário fora do esperado, em situações não previstas como: atrasos no cronograma, mudanças inesperadas pelas partes interessadas (stakeholders) e competências inadequadas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso por meio de questionário, para compreender a forma como um gestor de projetos equilibra o gerenciamento de riscos com as suas habilidades pessoais e as de seus recursos. A análise das respostas indicou o quanto é importante um gerenciamento de riscos e um gestor apto para direcionar e se antecipar às adversidades, estando preparado, inclusive, para lidar com o que está fora do planejado. A escolha da equipe, os métodos utilizados, avaliações periódicas e preocupação constante com novas possibilidades de risco sempre planejando respostas em curto ou longo prazo, e mesmo tendo as responsabilidades divididas com outros setores ou recursos, o líder do projeto deve ser o mais preparado para todas as possibilidades. Concluí-se que dominar técnicas, conhecer diversos casos, gerir pessoas e tempo e acima de tudo ter responsabilidade para com seu cronograma e equipe são as principais linhas que os gestores devem seguir, pois, são as melhores formas de estar preparado para todas e quaisquer adversidades.

Biografia do Autor

Giuliano Chagas Biasioli, Universidade Católica Dom Bosco

Graduado em Gestão e Desenvolvimento Web pela UniABC. Analista de planejamento em Call Center. Pós- graduando em Gestão de Projetos pela UCDB. E-mail: giubiasioli@gmail.com.

Maisa Helena Pimenta, Universidade Católica Dom Bosco

Orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso do curso de pós-graduação lato sensu à distância em Gestão  de Projetos pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Biasioli, G. C. ., & Pimenta, M. H. . (2021). ATUAÇÃO DO GESTOR DE PROJETOS EM SITUAÇÕES ADVERSAS AO PLANEJADO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 639–657. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2008