O FEMINICÍDIO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A EFICÁCIA DA CRIMINALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO À MULHER

Autores

  • Thayse Pereira da Costa UNP
  • Ana Vitória Botelho Silva UNP
  • Samara Trigueiro Félix da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19879

Palavras-chave:

Feminicídio. Violência de gênero. Criminalização. Proteção às mulheres. Sistema penal.

Resumo

O feminicídio configura-se como a manifestação mais grave da violência de gênero, constituindo afronta direta aos direitos fundamentais das mulheres e aos princípios basilares do Estado Democrático de Direito. Este estudo tem por escopo analisar a efetividade da criminalização do feminicídio, instituída pela Lei nº 13.104/2015, como instrumento jurídico de proteção e salvaguarda da integridade das mulheres no Brasil. A investigação pauta-se na análise de dispositivos legais, bem como em aspectos socioculturais que permeiam a aplicação normativa, evidenciando avanços legislativos, fragilidades institucionais e entraves operacionais no enfrentamento à violência de gênero. Ademais, examina-se o impacto dos estereótipos de gênero no sistema de justiça criminal e suas implicações na persecução penal. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com ênfase em revisão bibliográfica, visando aferir se o ordenamento jurídico tem cumprido, de forma efetiva, sua função preventiva e repressiva diante do feminicídio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayse Pereira da Costa, UNP

Graduanda em Direito. UNP- Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte.

Ana Vitória Botelho Silva, UNP

Graduanda em Direito, UNP- Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte.

Samara Trigueiro Félix da Silva

Bacharel em Direito, especialista em processo penal, especialista em segurança pública e atividade policial, escrivã da Polícia Civil do RN. 

Downloads

Publicado

2025-06-17

Como Citar

Costa, T. P. da, Silva, A. V. B., & Silva, S. T. F. da. (2025). O FEMINICÍDIO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A EFICÁCIA DA CRIMINALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO À MULHER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3608–3620. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19879