PROTEÇÃO AO DIREITO DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE SOBRE GUARDA COMPARTILHADA ENTRE PAIS QUE RESIDEM EM PAÍSES DIFERENTES

Autores

  • Vinicius Diogo Alves dos Santos Souza Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Grinaldo do Carmo Guerra Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19867

Palavras-chave:

Proteção ao direito da criança. Guarda compartilhada. Países diferentes.

Resumo

A guarda compartilhada é um meio de preservar os laços afetivos após separações ou divórcios, ou seja, onde os genitores compartilham as responsabilidades na criação dos filhos. Ocorre que, quando a residência de ambos os pais é distintas, como em países diferentes, a finalidade desse modelo acaba sendo mais complexa. Com isso, o trabalho versa sobre a proteção ao Direito da Criança: uma análise sobre guarda compartilhada entre pais que residem em países diferentes, da qual o estudo desse tema foi extraído o problema: Será que a guarda compartilhada, na proteção ao direito da criança, nos casos de pais que residem em países diferentes, de fato garante o bem-estar social do indivíduo? Diante desse contexto, o objetivo geral é analisar como a divisão da guarda compartilhada entre pais em diferentes países pode afetar o bem-estar social. Noutra ponta, os objetivos específicos abordados foram contextualizar como a divisão da guarda entre pais em diferentes países pode afetar o bem-estar social, compreender a proteção do direito da criança nos casos de guarda compartilhada entre pais que residem em países diferentes e analisar como a jurisprudência e a doutrina tem regulamentado a aplicação da guarda compartilhada para os pais que residem em países diferentes e suas consequências. O tema mostra pertinente, pois as crianças estão em fase de desenvolvimento e necessita da cooperação de ambos os pais para preservar o seu bem-estar. Esse estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, foi utilizado a metodologia qualitativa, tendo como fonte o Google acadêmico, teses, artigos científicos, sites, rede sociais, livros, doutrinas e jurisprudências, legislação nacional e tratados internacionais nos quais o Brasil seja signatário. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a guarda compartilhada é viável e pode ser benéfica quando os genitores residem em países diferentes, desde que o melhor interesse da criança seja observado. A jurisprudência brasileira, tem reconhecido que a distância geográfica não é impedimento para este modelo de guarda, especialmente considerando os avanços tecnológicos que facilitam a comunicação à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Diogo Alves dos Santos Souza, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Graduando em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. 

Grinaldo do Carmo Guerra, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Orientador. Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Direito Imobiliário, Pós-graduado em Direito Previdenciário, Pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. 

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Souza, V. D. A. dos S., & Guerra, G. do C. (2025). PROTEÇÃO AO DIREITO DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE SOBRE GUARDA COMPARTILHADA ENTRE PAIS QUE RESIDEM EM PAÍSES DIFERENTES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4196–4216. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19867