POTENCIAL FARMACOLÓGICO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRODUZIDOS POR MICROALGAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Larissa Santos Barbosa UNIFACS
  • Rebeca de Oliveira Nascimento Souza UNIFACS
  • Marcos Vinny Pereira Sodré Vieira UNIFACS
  • Cristiane Metzker Santana de Oliveira UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19854

Palavras-chave:

Microalgas. Metabólitos secundários. Atividade farmacológica.

Resumo

Este artigo buscou analisar os principais metabólitos secundários produzidos por microalgas e discutir seu potencial farmacológico, com base nas evidências disponíveis na literatura científica. Foi realizada uma revisão integrativa de estudos publicados em bases científicas nos últimos anos. Os resultados destacam que microalgas como Spirulina platensis, Chlorella vulgaris e Dunaliella salina são capazes de sintetizar uma variedade de compostos com atividade antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, imunomoduladora e anticancerígena. As propriedades bioativas desses metabólitos estão sendo amplamente investigadas por apresentarem maior biocompatibilidade e menor toxicidade em relação a compostos sintéticos. A conclusão aponta para a necessidade de padronização na produção e avaliação clínica destes compostos, além de avanços regulatórios e tecnológicos para viabilizar sua aplicação na indústria farmacêutica.

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Biografia do Autor

Larissa Santos Barbosa, UNIFACS

Graduanda do curso de Farmácia na Universidade Salvador-UNIFACS.

Rebeca de Oliveira Nascimento Souza, UNIFACS

Graduanda do curso de Farmácia na Universidade Salvador-UNIFACS. 

Marcos Vinny Pereira Sodré Vieira, UNIFACS

Graduando do curso de Farmácia na Universidade Salvador-UNIFACS. 

Cristiane Metzker Santana de Oliveira, UNIFACS

Orientadora e Coordenadora do curso de Farmácia na Universidade Salvador-UNIFACS.

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Publicado

2025-06-12

Como Citar

Barbosa, L. S., Souza, R. de O. N., Vieira, M. V. P. S., & Oliveira, C. M. S. de. (2025). POTENCIAL FARMACOLÓGICO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRODUZIDOS POR MICROALGAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2573–2580. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19854