ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS GESTANTES DE ALTO RISCO NO BRASIL

Autores

  • Kelly Sayonara Ferreira Monteiro UNIFSM
  • Ocilma Barros de Quental UNIFSM
  • Anne Caroline de Souza UNIFSM
  • Ingrid Andrade Meira UNIFSM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19801

Palavras-chave:

Gestação de alto risco. Pré-natal de alto risco. Atuação do enfermeiro.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o desempenho do enfermeiro no Brasil durante o pré-natal de alto risco, identificando intervenções efetivas para prevenir e tratar complicações que afetam a saúde materna e fetal ao longo do ciclo gravídico-puerperal. Esta pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise qualitativa e descritiva, guiada pela pergunta: “Qual o papel do enfermeiro na prevenção e no manejo de intercorrências na gravidez de alto risco?” A coleta de dados foi realizada entre março e abril de 2025 nas bases BVS, PubMed, SciELO e Google Acadêmico, utilizando descritores como “Gestação de Alto Risco” e “Atuação do Enfermeiro”. Foram incluídos estudos publicados entre 2020 e 2025, com texto completo e gratuito, focados no contexto brasileiro. Manuscritos de outras localidades, revisões, teses e duplicados foram excluídos. Após a busca na literatura, identificaram-se 473 registros; 66 duplicatas foram eliminadas, restando 407. Após triagem, leitura na íntegra e critérios de inclusão e exclusão, 21 artigos foram considerados elegíveis para a revisão. As pesquisas abordaram o cuidado à gestante de alto risco, com destaque para a assistência humanizada e o vínculo profissional-gestante. Foram identificadas barreiras estruturais, como falta de recursos e falhas na comunicação, que comprometem o cuidado. Conclui-se que é necessário qualificar a assistência com políticas públicas, protocolos claros e capacitação profissional, investindo em ações interdisciplinares, para o fortalecimento da rede de atenção, a fim de garantir a continuidade do cuidado materno-infantil em gestação de alto risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Sayonara Ferreira Monteiro, UNIFSM

Discente do Curso de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras-PB.

Ocilma Barros de Quental, UNIFSM

Docente do Curso de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras-PB. Doutora em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário FMABC. 

Anne Caroline de Souza, UNIFSM

Docente do Curso de Enfermagem no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras-PB. Enfermeira especialista pelo UNIFSM. 

Ingrid Andrade Meira, UNIFSM

Docente do Curso de Odontologia no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras-PB. Doutora em Clínica Odontológica pela FOP-UNICAMP. 

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

Monteiro, K. S. F., Quental, O. B. de, Souza, A. C. de, & Meira, I. A. (2025). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS GESTANTES DE ALTO RISCO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2076–2100. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19801