CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DO PROCESSO DUAL E DA TEORIA DO APEGO NO ENFRENTAMENTO DO LUTO PERINATAL

Autores

  • Aluade Marques Pedreira Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Grazielle Sousa Santos Centro de Ensino Superior de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19759

Palavras-chave:

Luto Perinatal; Modelo do Processo Dual; Psicologia; Teoria do Apego.

Resumo

As perdas e o processo de luto delas decorrente fazem parte da condição humana, e algumas pessoas que vivenciam tais experiências são capazes de lidar com elas, outras apresentam maior dificuldade para se adaptar à perda, desenvolvendo sintomas que poderão impactar de forma significativa para a sua condição física, mental, comportamental e/ou funcional, afetando consideravelmente a qualidade de vida. Esta investigação tem como objetivo geral, compreender as contribuições da teoria do modelo do Processo Dual e da Teoria do Apego no enfrentamento do luto perinatal. Trata-se de uma revisão de literatura onde foram incluídos no estudo artigos indexados, publicados entre os anos de 2010 a 2025, e a estratégia de busca dos artigos incluiu pesquisa nas seguintes bases de dados eletrônica: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) e Pubmed. Os resultados indicaram que os aspectos psicológicos do luto e da morte são tema de estudos de diversos pesquisadores, que dão luz a diferentes teorias que visam encontrar respostas sobre a temática em questão. Nesta direção, é importante ressaltar, que o enfrentamento do luto representa um instrumento importante para a geração de bem-estar psicológico e emocional de mulheres enlutadas e a literatura evidencia que são significativas as contribuições da teoria do modelo do Processo Dual e da Teoria do Apego no enfrentamento do luto perinatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluade Marques Pedreira, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Licenciada em História, Graduanda em Psicologia e Pós- graduanda em Neuropsicologia no Centro de Ensino Superior de Ilhéus - CESUPI.

Grazielle Sousa Santos, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Especialista em Gestalt terapia e Avaliação Psicológica; orientadora e docente do curso de Psicologia do CESUPI - Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Downloads

Publicado

2025-06-04

Como Citar

Pedreira, A. M., & Santos, G. S. (2025). CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DO PROCESSO DUAL E DA TEORIA DO APEGO NO ENFRENTAMENTO DO LUTO PERINATAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 653–665. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19759