A SOBERANIA DOS VEREDICTOS DO TRIBUNAL DO JURI VERSUS A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA: UMA ANÁLISE À LUZ DO TEMA 1.068 DO STF

Autores

  • Sandson Félix de Lima Universidade Potiguar
  • Ronilson Pedro da Silva Filho Universidade Potiguar
  • Samara Trigueiro Felix da Silva Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19706

Palavras-chave:

Tribunal do Júri. Execução antecipada da pena. Soberania dos veredictos. Princípio da presunção de inocência. Julgamento do Tema 1068. Supremo Tribunal Federal (STF). Garantias constitucionais no processo penal.

Resumo

O Tribunal do Júri é responsável pelo julgamento dos crimes dolosos contra a vida e exerce um papel fundamental na justiça brasileira. Uma questão relevante envolve a aplicação imediata da pena após o veredicto dos jurados, mesmo antes do trânsito em julgado da sentença, considerando que as decisões do Júri são passíveis de recurso. Embora a execução antecipada da pena seja defendida por alguns juristas, em respeito ao princípio da soberania dos veredictos, ela entra em conflito com o princípio constitucional da presunção de inocência, que garante que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado. Este trabalho analisa o embate entre esses dois princípios constitucionais, à luz do julgamento do Tema 1068 pelo Supremo Tribunal Federal, que permitiu a execução provisória das penas no Tribunal do Júri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandson Félix de Lima, Universidade Potiguar

Discente do Curso de Direito da Universidade Potiguar.

Ronilson Pedro da Silva Filho, Universidade Potiguar

Discente do Curso de Direito da Universidade Potiguar. 

Samara Trigueiro Felix da Silva, Universidade Potiguar

Orientadora do Curso de Direito da Universidade Potiguar. 

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Lima, S. F. de, Silva Filho, R. P. da, & Silva, S. T. F. da. (2025). A SOBERANIA DOS VEREDICTOS DO TRIBUNAL DO JURI VERSUS A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA: UMA ANÁLISE À LUZ DO TEMA 1.068 DO STF. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 468–479. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19706