MULHERES NA POLÍTICA E A NECESSIDADE DE MAIOR REPRESENTAÇÃO: UM DEBATE URGENTE

Autores

  • Giusti Araújo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Werna Karenina Marques de Sousa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19665

Palavras-chave:

Gênero. Estado. Política Brasileira. Direitos Humanos.

Resumo

Este estudo tem o intuito de ampliar o debate sobre a participação feminina na política, discutindo os fatores que alicerçam a baixa representatividade e propondo as possíveis soluções para reduzir as barreiras de acesso aos cargos públicos eletivos. A presente pesquisa utiliza uma abordagem metodológica mista, combinando revisão bibliográfica e análise de dados estatísticos acerca da participação feminina na política entre o período de 2016 a 2024 conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral.  O estudo utiliza o método dedutivo para identificar os principais fatores que destacam para a baixa representatividade das mulheres nos espaços políticos, analisando tanto os obstáculos históricos, culturais, econômicos e legislativos quanto as barreiras institucionais que limitam esse acesso.  Com base nos resultados obtidos, o estudo elenca possíveis alternativas para ampliar a participação feminina mais equitativa no processo eleitoral, destacando principalmente as mudanças no arcabouço legal, o fortalecimento de políticas de incentivo à candidatura feminina e o combate à violência política de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giusti Araújo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharelado em Administração (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN). Discente de graduação em Direito (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN). Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). 

Werna Karenina Marques de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Pós-graduação em Ciências Jurídicas do CCJ/UFPB. Doutora em Direito com duplo diploma pelas Université Grenoble Alpes France em cotutela com a Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Direito pela Universidade Grenoble Alpes França (2014) reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Jurídicas do CCJ/UFPB. Professora Permanente da Pós-graduação em Ciências Jurídicas do CCJ/UFPB. 

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Silva, G. A. da, & Sousa, W. K. M. de. (2025). MULHERES NA POLÍTICA E A NECESSIDADE DE MAIOR REPRESENTAÇÃO: UM DEBATE URGENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 588–605. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19665