A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Karolayne Dias de Faria Faculdade Una
  • Bruna Garcia Ribeiro Faculdade Una

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19646

Palavras-chave:

Sistema penitenciário. Direitos humanos. Dignidade da pessoa humana. Desencarceramento. Defensoria Pública.

Resumo

Este trabalho analisa criticamente a proteção dos direitos humanos no sistema penitenciário brasileiro, destacando desafios e perspectivas para a sua efetivação. A pesquisa evidencia que, embora o Brasil disponha de um arcabouço jurídico avançado, consubstanciado na Constituição Federal de 1988, na Lei de Execução Penal e em tratados internacionais como as Regras de Mandela, há uma expressiva distância entre o plano normativo e a realidade das prisões. A superlotação, as condições degradantes, a violência institucional, a ausência de políticas de saúde mental e educação, além da seletividade penal, são apontadas como principais fatores que comprometem a dignidade das pessoas privadas de liberdade. O estudo ressalta o papel fundamental da Defensoria Pública, bem como a necessidade de fortalecimento das políticas de desencarceramento, da fiscalização das unidades prisionais e da formação humanizada dos servidores penitenciários. Além disso, destaca a importância do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na indução de mudanças e na responsabilização estatal. Conclui-se que a efetiva proteção dos direitos humanos no sistema prisional brasileiro depende de uma transformação estrutural, institucional e cultural, orientada pela centralidade da dignidade da pessoa humana e pela promoção da justiça social.

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Biografia do Autor

Karolayne Dias de Faria, Faculdade Una

Graduanda em Direito, Faculdade Una.

Bruna Garcia Ribeiro, Faculdade Una

Graduanda em Ciências Contábeis, Faculdade Una.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Faria, K. D. de, & Ribeiro, B. G. (2025). A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8694–8719. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19646