INIQUIDADES FISCAIS NO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

Autores

  • Jéssika Uélida de Jesus Mota Faculdade de Ilhéus
  • Adive Cardoso Ferreira Júnior UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19635

Palavras-chave:

Justiça Federal. Equidade fiscal. Baixa Renda. Políticas Públicas. Exclusões.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar criticamente as injustiças fiscais presentes no sistema tributário brasileiro, com ênfase na carga tributária regressiva que impacta desproporcionalmente a população de baixa renda. A pesquisa parte do princípio da justiça fiscal como base para uma tributação equitativa e propõe discutir de que forma a atual estrutura tributária contribui para a manutenção das desigualdades sociais no Brasil. A hipótese central é que a regressividade do sistema limita o acesso a direitos fundamentais e dificulta a mobilidade social, reforçando ciclos de pobreza e exclusão. Adotando uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, a pesquisa será desenvolvida por meio de análise bibliográfica e documental, utilizando fontes acadêmicas e institucionais como IPEA, Receita Federal, OCDE e IBGE. A metodologia se baseia no método dedutivo, abordando desde os fundamentos da justiça fiscal até as propostas de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. A relevância da pesquisa está na necessidade urgente de uma reformulação do sistema tributário, com vistas à promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e socialmente responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssika Uélida de Jesus Mota, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Adive Cardoso Ferreira Júnior, UFSC

Bolsista CAPES. Doutor em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando e Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor de Direito. Advogado. Titular da Cadeira 27 da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia, em que exerce a função de presidente no biênio 2024-2026. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/BA, subseção Itabuna. Advogado. 

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Mota, J. U. de J., & Ferreira Júnior, A. C. (2025). INIQUIDADES FISCAIS NO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8393–8411. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19635