ANÁLISE QUANTITATIVA DO PERFIL ÉTNICO-SOCIAL DOS REEDUCANDOS DA UNIDADE PRISIONAL DE URUAÇU (GO) E O PAPEL DO DIREITO NA LUTA POR DIREITOS POLÍTICOS, CIVIS E SOCIAIS

Autores

  • João Henrique Lara Pereira Universidade Estadual de Goiás
  • Émerson Clemente Araújo IDP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19617

Palavras-chave:

Colonialidade do poder. Cidadania. Direito. Raça. Sistema prisional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os resultados de uma análise quantitativa e qualitativa acerca do perfil étnico e social da população reclusa na unidade prisional do município de Uruaçu, localizado no Estado de Goiás. A pesquisa revela a distribuição percentual entre os diferentes grupos étnicos e os níveis de escolaridade dos reeducandos, situando tais dados no contexto histórico e social do país. Inicialmente, propõe-se um panorama teórico sobre os impactos da colonialidade do poder na formação da cidadania brasileira. Em seguida, são expostos e interpretados os dados colhidos, com base em uma abordagem crítica que evidencia as permanências estruturais do racismo e da exclusão social. Por fim, o artigo discute o papel do Direito na promoção da cidadania e na efetivação de direitos civis, políticos e sociais, particularmente no que se refere à população carcerária. A análise demonstra que a manutenção de estruturas excludentes impede o avanço rumo à consolidação de uma cidadania substantiva e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique Lara Pereira, Universidade Estadual de Goiás

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Goiás e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Especialista em Docência do Ensino Superior, Direito Civil – Teoria Geral e Contratos e Direito e Processo do Trabalho. Pós-graduando em Direito e Processo Civil e em Direito Digital. Analista Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com atuação na função de Assessor de Juiz de Direito. 

Émerson Clemente Araújo, IDP

Mestrando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Especialista nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Processo Civil, bem como em Direito Penal e Processo Penal (Faculdade Gran). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Analista Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com atuação na função de Assessor de Juiz de Direito. 

Downloads

Publicado

2025-05-26

Como Citar

Pereira, J. H. L., & Araújo, Émerson C. (2025). ANÁLISE QUANTITATIVA DO PERFIL ÉTNICO-SOCIAL DOS REEDUCANDOS DA UNIDADE PRISIONAL DE URUAÇU (GO) E O PAPEL DO DIREITO NA LUTA POR DIREITOS POLÍTICOS, CIVIS E SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6966–6987. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19617