A INOBSERVÂNCIA JURÍDICA E NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À CIDADE NO BRASIL

Autores

  • Thainá Benevides Reis Santana Faculdade de Ilhéus
  • Adive Cardoso Ferreira Júnior Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19586

Palavras-chave:

Urbanização. Desigualdade social. Exclusão urbana. Planejamento urbano. Cidadania.

Resumo

O Direito à Cidade é uma temática que serve de preceito para resguardar diversos direitos fundamentais, como o direito à segurança, à moradia e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, entre outros princípios resguardados constitucionalmente. O presente trabalho tem o intuito de expor a inobservância jurídica do Direito à Cidade, bem como construir um conceito sobre a temática abordada. Ademais, foi empregado o método qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando-se da norma brasileira, fontes doutrinárias e entrevistas para a construção do artigo. Em vista dos fatos analisados, compreende-se que o Direito à Cidade, em âmbito nacional, possui inúmeras normas que visam garantir a efetividade da dignidade humana em seus diversos aspectos; todavia, na esfera da efetivação normativa, enfrentam-se desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá Benevides Reis Santana, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus. 

Adive Cardoso Ferreira Júnior, Faculdade de Ilhéus

Bolsista CAPES. Doutor em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando e Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor de Direito, Faculdade de Ilhéus. Advogado. Titular da Cadeira 27 da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia, em que exerce a função de presidente no biênio 2024-2026. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/BA, subseção Itabuna. Advogado.

Downloads

Publicado

2025-05-27

Como Citar

Santana, T. B. R., & Ferreira Júnior, A. C. (2025). A INOBSERVÂNCIA JURÍDICA E NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À CIDADE NO BRASIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7688–7703. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19586