O PROFESSOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA IMPLEMENTAÇÃO DO RESPEITO À DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19584

Palavras-chave:

Professor. Respeito. Diversidade.

Resumo

O presente texto tem como propósito explorar o papel do professor como agente transformador e a promoção do respeito à diversidade. A análise contempla a perspectiva do professor reflexivo na promoção de uma educação que prime pela liberdade e o respeito, enfatizando sempre a dignidade da pessoa humana e a formação do indivíduo como sujeito emancipado por meio da educação. Ao longo do estudo, busca-se promover a coexistência harmoniosa entre os seres humanos, transcendendo as diferenças, em consonância com a máxima de que apreciar é uma escolha, mas respeitar constitui um imperativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dário Lima Souza, PPGE/UFT

Mestrando em Educação – PPGE/UFT, Especialista em Arte e Educação Contemporânea da Universidade Federal do Tocantins– UFT e Professor na Rede Municipal de Ensino de Palmas – TO. http://lattes.cnpq.br/0678531017789541.

Maria Lucia Silva, PPGE/UFT

Mestranda em Educação – PPGE/UFT, Especialista em Educação Inclusiva- Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Parnaíba. (FTATP) e Docente da rede privada. https://lattes.cnpq.br/5224803157105375. 

Elizângela Inocêncio Mattos, PPGE/UFT

Doutora em Filosofia - UFSCAR, professora do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins/ UFT e Professora Colaboradora no Mestrado acadêmico – PPGE/UFT. https://orcid.org/0000-0002-6574-9173.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Souza, D. L., Silva, M. L., & Mattos, E. I. (2025). O PROFESSOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA IMPLEMENTAÇÃO DO RESPEITO À DIVERSIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7940–7952. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19584