ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM PROL DA FIDELIZAÇÃO DE DOADORES E TRANSFUSÕES SEGURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19545

Palavras-chave:

Enfermeiro. Doação de Sangue. Transfusão. Captação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a atuação do enfermeiro na fidelização de doadores de sangue e na garantia de transfusões seguras. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, de caráter descritivo e exploratório, realizada por meio de buscas no Google Acadêmico, utilizando os descritores “enfermeiro”, “doação de sangue”, “transfusão” e “captação”, cruzados com o operador booleano AND. Foram incluídos artigos publicados entre 2015 e 2025, em português e de acesso gratuito. Dos 147 estudos inicialmente encontrados, apenas 6 atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados em profundidade. Os resultados demonstram que o enfermeiro desempenha papel essencial em todo o processo transfusional, desde o acolhimento até o acompanhamento pós-doação, promovendo ações educativas, técnicas e de vigilância. A qualificação contínua desses profissionais, aliada a estratégias de gestão humanizada e campanhas de conscientização, é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de hemoterapia. Conclui-se que o enfermeiro atua como elo central na fidelização de doadores e na segurança transfusional, sendo indispensável para a manutenção de um sistema de saúde eficaz e equitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Édila Vargas Marinho, UNIPLAN

Graduanda do curso de Enfermagem, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Maria Eduarda Vargas Marinho Oliveira, UnirG

Discente do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi (UnirG). 

Halline Cardoso Jurema, UNIPLAN

Orientadora. Enfermeira pela Universidade de Gurupi. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica pelo Centro Universitário Cidade Verde. Docente do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). 

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Marinho, Édila V., Oliveira, M. E. V. M., & Jurema, H. C. (2025). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM PROL DA FIDELIZAÇÃO DE DOADORES E TRANSFUSÕES SEGURAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 352–360. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19545