ENCRUZILHADA: O ENCONTRO DA LEI CAÓ E O PODER JUDICIÁRIO: UM OLHAR SOBRE O RACISMO RELIGIOSO

Autores

  • Beatriz Miranda Borges Figueredo Faculdade de Ilhéus
  • Thyara Gonçalves Novais Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19460

Palavras-chave:

Direito Penal. Racismo Religioso. Candomblé. Povos de Terreiro. Violência policial. Impunidade.

Resumo

O racismo religioso no Brasil tem sido uma forma persistente e perversa de discriminação, refletindo a marginalização das religiões afro-brasileiras e seus praticantes. Este trabalho tem como problema de pesquisa analisar como o Estado brasileiro, mesmo após avanços legislativos, continua a reproduzir o racismo religioso por meio da omissão e da violência institucional, especialmente no Poder Judiciário. O objetivo geral é investigar a eficácia das leis de combate ao racismo no enfrentamento das violências sofridas por povos de terreiro. Utilizou-se o método qualitativo, com base na revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso, tendo como referência principal o caso de Mãe Bernadete de Oxóssi. A pesquisa aponta que, embora haja avanços jurídicos como a Lei Caó e o Estatuto da Igualdade Racial, a efetividade dessas normas ainda encontra barreiras estruturais, simbólicas e institucionais. Conclui-se que a erradicação do racismo religioso dependerá de uma transformação estrutural, que inclua a conscientização social, a responsabilização efetiva dos agentes públicos e a reparação histórica dos povos tradicionais de matriz africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Miranda Borges Figueredo, Faculdade de Ilhéus

Estudante no curso de direito, Faculdade de Ilhéus.

Thyara Gonçalves Novais, Faculdade de Ilhéus

Professora Orientadora do curso de direito na Faculdade de Ilhéus.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Como Citar

Figueredo, B. M. B., & Novais, T. G. (2025). ENCRUZILHADA: O ENCONTRO DA LEI CAÓ E O PODER JUDICIÁRIO: UM OLHAR SOBRE O RACISMO RELIGIOSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7147–7163. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19460