ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A ESTRUTURA FERROVIÁRIA E RODOVIÁRIA NA EXPORTAÇÃO DE GRÃOS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19446Palavras-chave:
Ferrovia. Infraestrutura. Logística. Exportação de grãos. Investimentos.Resumo
Este estudo analisa a relevância e os desafios do modal ferroviário no escoamento de grãos na malha ferroviária brasileira. A pesquisa contextualiza historicamente o desenvolvimento das ferrovias, destacando a São Paulo Railway e seu papel na exportação de commodities agrícolas, como soja e milho. São discutidas as limitações infra estruturais atuais, incluindo a falta de integração intermodal e a carência de terminais logísticos, que comprometem a competitividade e a eficiência do setor. Além disso, compara-se o modal ferroviário ao rodoviário, evidenciando suas vantagens econômicas e ambientais para o transporte de longa distância. O estudo enfatiza a necessidade de investimentos públicos e privados, bem como a ampliação das parcerias público-privadas (PPPs), para modernizar a malha ferroviária e aprimorar os corredores logísticos. Conclui-se que a expansão e integração do sistema ferroviário podem reduzir custos operacionais e fortalecer o comércio global de grãos.
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