A EXTINÇÃO E A CRIAÇÃO DE DIREITOS COM A REFORMA TRABALHISTA: ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL SOBRE A APLICAÇÃO DA REFORMA

Autores

  • Héder Soares Martins Universidade Estadual do Tocantins
  • Deivison de Castro Rodrigues Universidade Estadual do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19419

Palavras-chave:

Reforma trabalhista. Jurisprudência. Direitos sociais. Flexibilização. Precarização. Justiça do Trabalho. Contrato intermitente. Negociação coletiva.

Resumo

A reforma trabalhista de 2017 promoveu significativas alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), impactando diretamente a dinâmica das relações laborais no Brasil. Entre os principais efeitos observam-se a extinção de direitos consolidados, a criação de novas modalidades contratuais e o fortalecimento da negociação individual e coletiva. Tais mudanças exigiram uma atuação crítica da jurisprudência, especialmente dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, que vêm exercendo um papel fundamental na mediação entre a legalidade das novas normas e os princípios constitucionais do trabalho. A interpretação judicial tem buscado garantir a proteção dos direitos fundamentais do trabalhador, impedindo retrocessos sociais e assegurando que a flexibilização não resulte em precarização. Dessa forma, a jurisprudência reafirma seu papel como defensora da justiça social e do equilíbrio nas relações de trabalho.

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Biografia do Autor

Héder Soares Martins, Universidade Estadual do Tocantins

Acadêmico do 9º período do curso de Direito, pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins Campus Dianópolis, TO.

Deivison de Castro Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins

Orientador, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional, Professor da Universidade Estadual do Tocantins – Campus Dianópolis -TO.

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Publicado

2025-05-21

Como Citar

Martins, H. S., & Rodrigues, D. de C. (2025). A EXTINÇÃO E A CRIAÇÃO DE DIREITOS COM A REFORMA TRABALHISTA: ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL SOBRE A APLICAÇÃO DA REFORMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 5788–5802. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19419