INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MÚSICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19372Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação Musical. Literatura infantil. Formação crítica. Habilidades socioemocionais.Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições identificadas na literatura acadêmica sobre a interdisciplinaridade entre música e literatura na educação. Para este fim, por meio de uma abordagem qualitativa, foi adotado o protocolo PRISMA (Galvão, Pansani e Harrad, 2015), culminando na análise integral de sete artigos. Os resultados obtidos revelaram uma carência de pesquisas sobre o tema, especialmente no contexto nacional, apontando para a necessidade de estudos que explorem as realidades locais. Além disso, os achados confirmaram a influência da integração entre música e literatura no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, bem como na formação de indivíduos críticos, empáticos e conscientes culturalmente. Como principal contribuição, este artigo oferece à literatura uma visão mais ampla e sistematizada sobre práticas interdisciplinares em diferentes contextos educacionais. Esses resultados podem servir de suporte para professores na elaboração de estratégias pedagógicas interdisciplinares, promovendo a ampliação de suas práticas no campo educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY