INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MÚSICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19372

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação Musical. Literatura infantil. Formação crítica. Habilidades socioemocionais.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições identificadas na literatura acadêmica sobre a interdisciplinaridade entre música e literatura na educação. Para este fim, por meio de uma abordagem qualitativa, foi adotado o protocolo PRISMA (Galvão, Pansani e Harrad, 2015), culminando na análise integral de sete artigos. Os resultados obtidos revelaram uma carência de pesquisas sobre o tema, especialmente no contexto nacional, apontando para a necessidade de estudos que explorem as realidades locais. Além disso, os achados confirmaram a influência da integração entre música e literatura no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, bem como na formação de indivíduos críticos, empáticos e conscientes culturalmente. Como principal contribuição, este artigo oferece à literatura uma visão mais ampla e sistematizada sobre práticas interdisciplinares em diferentes contextos educacionais. Esses resultados podem servir de suporte para professores na elaboração de estratégias pedagógicas interdisciplinares, promovendo a ampliação de suas práticas no campo educacional.

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Biografia do Autor

Estefânia Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Artes, Universidade Federal do Ceará.Orcid: https://orcid.org/0009-0006-4128-9666.

Filipe Ximenes Parente, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em educação, Professor e orientador do mestrado profissional em artes na UFC, coordenador institucional do PIBID UFC. Universidade Federal do Ceará. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9625-6198.

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Santos, E. T. dos, & Parente, F. X. (2025). INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MÚSICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 5863–5881. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19372