IMPACTO DO ALCOOLISMO NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL: ABORDAGENS DA ENFERMAGEM NO CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE

Autores

  • Aurilene Moura de Sousa UNIPLAN
  • Daniel Rodrigues Nascimento UNIPLAN
  • Mailson Ferreira Barbosa UNIPLAN
  • Rafaela Barreira dos Santos UNIPLAN
  • Halline Cardoso Jurema UNIPLAN https://orcid.org/0000-0001-9865-3285

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19296

Palavras-chave:

Alcoolismo. Saúde física. Saúde mental. Reabilitação. Cuidados de enfermagem.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o impacto do alcoolismo na saúde física e mental e analisar as abordagens da enfermagem no cuidado integral ao paciente alcoólatra. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura com método descritivo e exploratório, utilizando abordagem qualitativa. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), considerando publicações entre 2009 e 2019. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos foram selecionados para análise. Os resultados apontaram que o alcoolismo provoca graves complicações físicas, como doenças hepáticas, cardiovasculares e neurológicas, além de consequências emocionais, como depressão, ansiedade e isolamento social. Evidenciou-se ainda que a enfermagem desempenha papel fundamental no atendimento a esses pacientes, atuando de forma holística e interdisciplinar, desde a identificação dos sinais até a implementação de estratégias de cuidado e reabilitação. A conclusão destaca a relevância da atuação da enfermagem na promoção do cuidado integral, reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e tratamento do alcoolismo. Também se observa a carência de estudos empíricos que aprofundem a prática assistencial dos profissionais de enfermagem frente à complexidade dos casos de dependência alcoólica, o que reforça a importância de novas pesquisas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurilene Moura de Sousa, UNIPLAN

Graduanda do curso de Enfermagem, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Daniel Rodrigues Nascimento, UNIPLAN

Graduando do curso de Enfermagem, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Mailson Ferreira Barbosa, UNIPLAN

Graduando do curso de Enfermagem, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Rafaela Barreira dos Santos, UNIPLAN

Graduanda do curso de Enfermagem, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Halline Cardoso Jurema, UNIPLAN

Orientadora. Enfermeira pela Universidade de Gurupi (UnirG). Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica pelo Centro Universitário Cidade Verde. Docente do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

Sousa, A. M. de, Nascimento, D. R., Barbosa, M. F., Santos, R. B. dos, & Jurema, H. C. (2025). IMPACTO DO ALCOOLISMO NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL: ABORDAGENS DA ENFERMAGEM NO CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4436–4449. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19296