EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CÂNCER DE PELE PARA POPULAÇÕES RURAIS: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Elissandra Pereira da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Braga Rolim Vieira Centro Universitário Santa Maria
  • Cecilia Pereira da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Andressa de Sousa Almeida Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19282

Palavras-chave:

Câncer de Pele. Trabalhadores Rurais. Prevenção.

Resumo

O câncer de pele é o mais comum no Brasil, especialmente em trabalhadores rurais devido à alta exposição solar. A falta de conhecimento sobre prevenção e diagnóstico precoce aumenta os riscos, principalmente em áreas de difícil acesso. Nesse contexto, os enfermeiros desempenham um papel fundamental na educação em saúde, promovendo a prevenção e o autocuidado. A questão de pesquisa é: quais são as estratégias mais eficazes de intervenção em enfermagem para promover a prevenção do câncer de pele em populações rurais? O objetivo geral é analisar as estratégias de educação em saúde voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de pele em populações rurais através de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com base em uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionadas as bases de dados PubMed, SciELO e LILACS para a busca dos estudos entre o período de 2014 até 2024. No total, foram encontrados setenta e nove materiais e, após a leitura completa, cinco estudos foram considerados elegíveis por atenderem aos critérios de inclusão e se relacionarem diretamente com estratégias de educação em saúde, prevenção e detecção precoce do câncer de pele em populações rurais. A estrutura está organizada em: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e as conclusões do estudo. As análises revelam que o câncer de pele as populações rurais que são mais suscetíveis por apresentarem menor acesso à informação e a comportamentos preventivos e dificuldades de acessibilidade pelas equipes de enfermagem. Estratégias como teledermatologia e materiais educativos se mostraram eficazes para promover o diagnóstico precoce e a educação dessa população, bem como foi apontado o uso de protetor solar e de EPI’s para a prevenção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elissandra Pereira da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB, Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Centro Universitário Santa Maria

PHD em Enfermagem pela UFCG, Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Renata Braga Rolim Vieira, Centro Universitário Santa Maria

Fisioterapeuta. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. 

Cecilia Pereira da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria. 

Andressa de Sousa Almeida, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Downloads

Publicado

2025-05-16

Como Citar

Silva, E. P. da, Souza, A. C. de, Feitosa, A. do N. A., Vieira, R. B. R., Silva, C. P. da, & Almeida, A. de S. (2025). EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CÂNCER DE PELE PARA POPULAÇÕES RURAIS: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3835–3845. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19282