A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA MOTIVADORA DO PROCESSAMENTO SENSORIAL DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19075Palavras-chave:
Aprendizado. Transtorno do Espectro Autista. Interdisciplinaridade. Inclusão. Processamento Sensorial. Trabalho pedagógico.Resumo
Esse estudo tem como objetivo apresentar a contribuição no processamento sensorial de estudantes que apresentam o Transtorno do Espectro Autista - TEA. Socializar é um recurso de interação que permite que um indivíduo aprenda com o outro. Indivíduos que apresentam o TEA podem apresentar sensibilidade a sons e ruídos, o que reduz o interesse em interagir com outros grupos. Dentro desta sensibilidade pode-se observar que há um processamento de muitas informações simultaneamente, o que acontece de maneira diferente com quem é considerado típico. Este processamento de informações, estímulos e sensações precisa ser mediado clinicamente, farmacologicamente, terapeuticamente e pedagogicamente. Este último, traz para as instituições educacionais o compromisso em estabelecer processos de ensino que minimizem as tensões psíquicas causadas pela variedade de estímulos, dentro destes processos há os que estimulam o aprendizado, e a partir desta reflexão vislumbra-se a correlação entre as disciplinas e como uma nova proposta didática pode clarear as perspectivas destes estudantes acerca do aprendizado. Assim, é pertinente que os diferentes campos de aprendizado sejam pontuados e trazidos a partir de critérios que filtrem e delimitem o que ele pode contemplar e o que ele precisa contemplar. Metodologicamente, este é um estudo construído a partir de uma revisão integrativa, de caráter teórico e descritivo. Sendo assim, apresentou-se enquanto considerações finais que a interdisciplinaridade possibilita além de uma integração de conhecimentos o fortalecimento de políticas inclusivas, estas permitem um aprendizado qualificado, individualizado e criterioso em valorizar as capacidades individuais de cada estudante, independente de suas limitações cognitivas.
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