A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA MOTIVADORA DO PROCESSAMENTO SENSORIAL DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19075

Palavras-chave:

Aprendizado. Transtorno do Espectro Autista. Interdisciplinaridade. Inclusão. Processamento Sensorial. Trabalho pedagógico.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo apresentar a contribuição no processamento sensorial de estudantes que apresentam o Transtorno do Espectro Autista - TEA. Socializar é um recurso de interação que permite que um indivíduo aprenda com o outro. Indivíduos que apresentam o TEA podem apresentar sensibilidade a sons e ruídos, o que reduz o interesse em interagir com outros grupos. Dentro desta sensibilidade pode-se observar que há um processamento de muitas informações simultaneamente, o que acontece de maneira diferente com quem é considerado típico. Este processamento de informações, estímulos e sensações precisa ser mediado clinicamente, farmacologicamente, terapeuticamente e pedagogicamente. Este último, traz para as instituições educacionais o compromisso em estabelecer processos de ensino que minimizem as tensões psíquicas causadas pela variedade de estímulos, dentro destes processos há os que estimulam o aprendizado, e a partir desta reflexão vislumbra-se a correlação entre as disciplinas e como uma nova proposta didática pode clarear as perspectivas destes estudantes acerca do aprendizado. Assim, é pertinente que os diferentes campos de aprendizado sejam pontuados e trazidos a partir de critérios que filtrem e delimitem o que ele pode contemplar e o que ele precisa contemplar. Metodologicamente, este é um estudo construído a partir de uma revisão integrativa, de caráter teórico e descritivo. Sendo assim, apresentou-se enquanto considerações finais que a interdisciplinaridade possibilita além de uma integração de conhecimentos o fortalecimento de políticas inclusivas, estas permitem um aprendizado qualificado, individualizado e criterioso em valorizar as capacidades individuais de cada estudante, independente de suas limitações cognitivas. 

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Biografia do Autor

Ana Lucia da Silva, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor orientador pela Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-05-07

Como Citar

Silva, A. L. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA MOTIVADORA DO PROCESSAMENTO SENSORIAL DE ESTUDANTES QUE APRESENTAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1514–1525. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19075