O INACEITÁVEL NO CURSO DE DIREITO: BULLYING, PRECONCEITO E DESRESPEITO AO PRÓXIMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19041

Palavras-chave:

Curso Direito. Bullying. Racial. Etarismo. Entre Períodos.

Resumo

Este artigo investiga práticas de bullying, preconceito racial, etarismo e desrespeito em salas de aula de um curso de Direito. O objetivo da pesquisa é analisar como essas práticas prejudicam o ambiente acadêmico e comprometem a formação ética dos futuros profissionais da área jurídica. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma metodologia qualitativa, com levantamento bibliográfico e análise de estudos relevantes sobre as temáticas de preconceito e exclusão no ensino superior. A pesquisa também inclui uma reflexão crítica sobre a incoerência entre os princípios ensinados no curso de Direito e as atitudes discriminatórias observadas no cotidiano da sala de aula. Os resultados indicam que, embora o curso tenha como fundamento a formação ética e a justiça, práticas de bullying e preconceito são recorrentes, prejudicando o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Por fim, a conclusão alerta para a necessidade de mudanças nas abordagens pedagógicas e institucionais, de modo a combater essas práticas e garantir uma formação verdadeiramente inclusiva e respeitosa.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Coelho, Centro Universitário Newton Paiva

Graduado em História pelo Centro Universitário Newton Paiva e Pós-Graduado em História Cultural e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Universitário Newton Paiva. 

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

Coelho, A. C. (2025). O INACEITÁVEL NO CURSO DE DIREITO: BULLYING, PRECONCEITO E DESRESPEITO AO PRÓXIMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 876–894. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19041