FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UMA ANÁLISE DA MENSURAÇÃO DE PREÇO DE VENDA EM UM RESTAURANTE

Autores

  • Emanuel Souza de Almeida Faculdade ITOP
  • Jeissy Leal de Castro Aguiar Faculdade ITOP
  • Joslane Cardoso da Cunha Faculdade ITOP
  • Galthiery Alves de Sousa  Lopes Faculdade Legale

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18831

Palavras-chave:

Preço de venda. Tomada de decisão. Custos de produção.

Resumo

O exposto artigo teve como objetivo a formação do Preço de Venda de pratos feitos e marmitas em um restaurante, localizado na região norte da cidade de Palmas - TO, observando assim, as ferramentas essenciais para a elaboração deste objetivo. Com informações disponibilizadas pela empresa, foi possível realizar um estudo de caso, e a pesquisa tendo características exploratórias e bibliográficas. No que se diz a respeito da coleta de dados, foi realizado um acompanhamento no processo produtivo e administrativo da empresa nos meses de março e abril de 2018, com o levantamento da matéria prima, mão de obra e os custos indiretos de fabricação das marmitas e pratos feitos. A primórdio a empresa relatou que não calculava seu preço de venda de forma adequada e com isso não poderia afirmar seus custos de produção, no desenvolvimento do artigo foi feito um mapeamento dos custos para a formação do preço de venda e foi observado que a empresa está recebendo um lucro acima do que ela pretende receber nos produtos, assim, foi dado ênfase na importância do esclarecimento dos critérios que envolvem a formação do preço de venda, para um melhor controle e levantamento de dados para tomada de decisão, garantindo melhor eficácia no controle das alterações dos custos, deixando o preço de venda sempre atualizado com o momento econômico e financeiro da empresa e do País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Souza de Almeida, Faculdade ITOP

Contador, estudante do Curso de Pós-graduação em Auditoria e Planejamento Tributário da Faculdade ITOP.

Jeissy Leal de Castro Aguiar, Faculdade ITOP

Contadora, estudante do Curso de Pós-graduação em Auditoria e Planejamento Tributário da Faculdade ITOP.

Joslane Cardoso da Cunha, Faculdade ITOP

Bacharel em Ciências Contábeis, estudante do Curso de Pós-graduação em Auditoria e Planejamento Tributário da Faculdade ITOP.

Galthiery Alves de Sousa  Lopes, Faculdade Legale

Advogado, Contador, Consultor Tributário, Professor Universitário e de Pós-graduação. Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Autónoma de Asunción, Especialista com MBA em Controladoria e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Legale. 

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Almeida, E. S. de, Aguiar, J. L. de C., Cunha, J. C. da, & Lopes, G. A. de S. (2025). FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UMA ANÁLISE DA MENSURAÇÃO DE PREÇO DE VENDA EM UM RESTAURANTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2124–2144. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18831