AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA COM BASE EM VALORES ORGANIZACIONAIS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Autores

  • Tiago Dantas Sebastião da Silva Universidade da Amazônia- UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3542

Palavras-chave:

Avaliação Estratégica. Avaliação Qualitativa e Quantitativa. Valores Organizacionais. Prestação de Serviços.

Resumo

Avaliação é uma atividade que envolve uma analise profunda de elementos importantes em determinado processo, uma observação analítica para elaboração de um diagnóstico que possibilite o entendimento dos fenômenos e fatos que interferem, positivamente e negativamente, na tomada de decisões. Atrelado a avalição podemos utilizar estratégias que viabilizem a tomada de decisão na Prestação de Serviços, ou seja, “aplicando e explorando maneiras disponíveis de condições favoráveis com vistas à consecução de objetivos específicos”. Os Valores Organizacionais são vistos como princípios e crenças compartilhados pelos empregados e quando analisados estrategicamente orientam o funcionamento e a vida da organização, de forma a alcançar a meta da mesma. A vista disso procura-se observar quatro fatore viabilizam essa avaliação: (1) fator de apoio a decisão, possibilita a redução da incerteza e permite escolhas com menor risco e no momento adequado;  (2) fator de produção ou operacional, permite criar e introduzir no mercado produtos ou novas técnicas (bens ou serviços) de maior valor adicionado; (3) fator de sinergia, condicionado a qualidade das ligações e relações entre seus membros internos e externos;(4) fator determinante de comportamento, elementos que exercem influência sobre o comportamento dos indivíduos e dos grupos e consequentemente afetam o processo organizacional. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo orientar as organizações para desenvolvimento de ferramentas qualitativas e quantitativas de analise dos valores organizacionais na prestação de serviços, bem como, a importância de avaliar estrategicamente, utilizando essas ferramentas para compreensão e melhoria dos processos organizacionais.

Biografia do Autor

Tiago Dantas Sebastião da Silva, Universidade da Amazônia- UNAMA

Tutor EaD no Grupo Ser Educacional / Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (FACIG) / Tecnólogo em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade Paulista (UNIP) / Pós-graduação: MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda / Pós-graduando em Metodologia do Ensino à Distância pela Universidade da Amazônia (UNAMA) / E-mail: tiagodantas30@hotmail.com

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Silva, T. D. S. da . (2021). AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA COM BASE EM VALORES ORGANIZACIONAIS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 967–985. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3542