A CONCEPÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DA ANÁLISE DE CUSTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.767Palavras-chave:
Empresa. Gestão de Custos. Vantagem competitiva.Resumo
Diante de um mundo competitivo em que a economia se torna cada vez mais globalizada e complexa, as organizações se veem cada vez mais preocupadas para continuarem no mercado e fazer a diferença no ramo de atuação. Assim, é de total importância que as organizações controlem os custos de maneira eficaz e eficiente permitindo a realização das atividades diárias, bem como a realização dos compromissos financeiros. Desta forma, as informações vindas da contabilidade de custos passam a ser cada vez mais relevante no processo de tomada de decisão dentro de qualquer organização. No que se refere ao objetivo geral, compreender a importância da análise de custo para a criação de vantagem competitiva nas organizações. Em atendimento aos objetivos específicos, identificar os principais métodos de gestão de custos; identificar quais as práticas utilizadas e benefícios alcançados e destacar o propósito da contabilidade de custos para uma organização. No que concerne os métodos adotados para realização da referida pesquisa foram: a pesquisa bibliográfica, exploratória. Os resultados demostram que na contabilidade de custos, os métodos de custeio são importantes na tomada de decisões, pois a partir disso pode-se determinar o preço de certo produto ou serviço. Tendo em vista isso, para a adoção de um método de custeio segundo Costa (2014), a empresa deve buscar um método que atenda ao máximo os seguintes fatores: controle, competitividade, apropriação, legalidade, gerenciamento, planejamento, supervisão, confiabilidade, precisão e comparabilidade.
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