ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA E O SEU CONTRIBUTO PARA A INCLUSÃO DE FORMANDOS: PERCEÇÕES DE FORMADORES MOÇAMBICANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18709

Palavras-chave:

Diferenciação Pedagógica. Inclusão Escolar. Formação.

Resumo

Este estudo visa identificar as estratégias de diferenciação pedagógica (DP) e o seu contributo para a inclusão de formandos, nos Institutos Comercial Mártires de Wiriyamu e Industrial de Matundo, em Tete, Moçambique, segundo as perceções dos formadores. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, onde se aplicou o inquérito por questionário a 58 formadores. Utilizou-se uma escala de Likert de cinco pontos. Quanto às técnicas de tratamento de dados, realizou-se uma análise descritiva para caracterizar o grupo-alvo e calculou-se as comunalidades para identificar as variáveis que contribuem de forma positiva e negativa para a inclusão dos formandos. No que concerne ao contributo positivo, os resultados revelaram que 85,2% dos formadores privilegiam estratégia de aprendizagem cooperativa, 80,8% dos formadores disseram que priorizam os recursos de ensino apropriados, que ajudam a despertar atenção e interesse dos formandos e 84,0% afirmara que a diferenciação pedagógica contribui para a inclusão dos formandos. Enquanto o contributo negativo foi caracterizado pela não implementação de estratégias de DP, devido à insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino 83,1%, a extensão dos conteúdos no plano temático não permite a prática da DP 86,0% e a aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação para todos os formandos 83,6%. Em conclusão, apesar da dinâmica das estratégias implementadas pelos formadores destaca-se que fatores como a insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino, aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação e a extensão dos conteúdos no plano temático, condicionam o desenvolvimento de práticas de diferenciação pedagógica.

Downloads

Biografia do Autor

Anastácio Miquitaio Monteiro, UNIPIAGET

Mestre em Saúde Pública: Especialização em Planificação, Gestão e Informação de Saúde. Universidade Zambeze, Sofala, Moçambique. Doutorando em Ciências da Educação - Área de Especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada. Universidade Jean Piaget de Moçambique (UNIPIAGET), Beira, Sofala, Moçambique. ORCID: 0009-0003-3299-4126.

Cristiana Pizarro Madureira, ESECS

ESECS, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Educação: Sociologia da Educação e Políticas Educativas e Licenciada em Educação. https://orcid.org/0000-0002-2167-849X.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

Monteiro, A. M., & Madureira, C. P. (2025). ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA E O SEU CONTRIBUTO PARA A INCLUSÃO DE FORMANDOS: PERCEÇÕES DE FORMADORES MOÇAMBICANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1445–1460. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18709