A RESPONSABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PELOS CONTEÚDOS PATROCINADOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DIREITO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Barbara Jhessyka Almeida Centro Universitário São Lucas
  • Maria Clara Sombra Centro Universitário São Lucas
  • Delner do Carmo Azevedo Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18686

Palavras-chave:

Código de Defesa do Consumidor. Responsabilidade Civil. Plataformas Digitais. Conteúdos Patrocinados. Marco Civil da Internet.

Resumo

Este estudo investiga a responsabilidade civil das plataformas digitais em relação aos conteúdos patrocinados divulgados em suas páginas. Com o crescimento do setor publicitário online, essas plataformas se levantaram importantes entre anunciantes e usuários, mas sua posição levanta questões sobre a responsabilidade, principalmente em casos de informações enganosas ou problemáticas. O objetivo é compreender como o direito brasileiro trata essa responsabilidade e analisar decisões judiciais sobre o tema. A pesquisa abrangeu legislações, doutrinas e questões relevantes. O Marco Civil da Internet, embora não trate diretamente da responsabilidade civil, estabelece diretrizes regulamentares, como liberdade de expressão e neutralidade de rede. O Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil fornecem base para argumentações sobre a responsabilidade das plataformas. As decisões judiciais responsabilizam-se pelas plataformas por conteúdos fraudulentos, considerando-as prestadas de serviço e, portanto, responsáveis ​​pelos danos aos consumidores. No entanto, há falta de uniformidade nas decisões, criando incertezas jurídicas para plataformas e anunciantes. O estudo conclui que o debate sobre a responsabilidade civil das plataformas digitais persiste, sendo necessário um aprofundamento jurídico e soluções mais claras do Judiciário para equilibrar os interesses e garantir a estabilidade jurídica em um mercado digital.

Downloads

Biografia do Autor

Barbara Jhessyka Almeida, Centro Universitário São Lucas

Acadêmica de Direito, Centro Universitário São Lucas. 

Maria Clara Sombra, Centro Universitário São Lucas

Acadêmica de Direito, Centro Universitário São Lucas. 

Delner do Carmo Azevedo, Centro Universitário São Lucas

Professor e orientador no Centro Universitário São Lucas. 

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Almeida, B. J., Sombra, M. C., & Azevedo, D. do C. (2025). A RESPONSABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PELOS CONTEÚDOS PATROCINADOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DIREITO DO CONSUMIDOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1155–1170. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18686