DESAFIOS E OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DOS OBSERVATÓRIOS ASTRONÔMICOS ROBÓTICOS E REMOTOS

Autores

  • Alberto Silva Betzler Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18667

Palavras-chave:

Astronomia. Ensino de Ciências. Teorias de Aprendizagem. Construtivismo. Comportamentalismo.

Resumo

Nas duas primeiras décadas do século XXI, o avanço tecnológico de telescópios e sensores digitais possibilitou a criação de observatórios virtuais acessíveis via internet. Tais recursos passaram a ser utilizados em contextos educacionais formais e não formais, com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pela Astronomia e favorecer a aprendizagem de conceitos científicos. No entanto, observa-se que muitas dessas iniciativas carecem de embasamento em teorias de ensino e aprendizagem, o que pode comprometer sua efetividade pedagógica. Este trabalho realiza uma análise crítica de algumas dessas iniciativas, considerando fundamentos das teorias construtivistas e socioconstrutivistas da aprendizagem. Discute-se o potencial formativo dos observatórios virtuais quando integrados a propostas pedagógicas intencionais e, por fim, propõe-se uma estratégia metodológica para seu uso mais eficaz, incluindo sugestões de instrumentos para a avaliação da aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Silva Betzler, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Engenharia Industrial. Professor Adjunto IV. Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Betzler, A. S. (2025). DESAFIOS E OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DOS OBSERVATÓRIOS ASTRONÔMICOS ROBÓTICOS E REMOTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 801–818. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18667