DESAFIOS E OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DOS OBSERVATÓRIOS ASTRONÔMICOS ROBÓTICOS E REMOTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18667Palavras-chave:
Astronomia. Ensino de Ciências. Teorias de Aprendizagem. Construtivismo. Comportamentalismo.Resumo
Nas duas primeiras décadas do século XXI, o avanço tecnológico de telescópios e sensores digitais possibilitou a criação de observatórios virtuais acessíveis via internet. Tais recursos passaram a ser utilizados em contextos educacionais formais e não formais, com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pela Astronomia e favorecer a aprendizagem de conceitos científicos. No entanto, observa-se que muitas dessas iniciativas carecem de embasamento em teorias de ensino e aprendizagem, o que pode comprometer sua efetividade pedagógica. Este trabalho realiza uma análise crítica de algumas dessas iniciativas, considerando fundamentos das teorias construtivistas e socioconstrutivistas da aprendizagem. Discute-se o potencial formativo dos observatórios virtuais quando integrados a propostas pedagógicas intencionais e, por fim, propõe-se uma estratégia metodológica para seu uso mais eficaz, incluindo sugestões de instrumentos para a avaliação da aprendizagem dos estudantes.
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