PREVALÊNCIA DE SÍFILIS ADQUIRIDA NOS IDOSOS EM UMA CIDADE DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Maria Laura Pontes Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Karin Kristina Pereira Smolarek Centro Universitário Assis Gurgacz
  • André Luis Batista Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18587

Palavras-chave:

Infecção Sexualmente Transmissível. Saúde Pública. Epidemiologia.

Resumo

As informações sobre doenças sexualmente transmissíveis variam entre os indivíduos idosos, devido ao preconceito social e a falta de informação sobre os sintomas e os tratamentos disponíveis. Com o aumento da estimativa de vida da população, a quantidade de idosos com sífilis adquirida vêm crescendo no cenário brasileiro, uma vez que, a educação sexual está principalmente voltada para jovens. Sendo assim, este artigo possui como objetivo observar a evolução do número de sífilis ao longo dos anos em nível regional. A presente pesquisa buscou coletar e analisar dados de modo quantitativo acerca da incidência dos casos de sífilis adquirida em idosos no município de Cascavel/PR, durante o período de janeiro de 2011 até dezembro de 2021. É um estudo exploratório, descritivo e retrospectivo através de dados coletados no DATASUS. Durante esse período foram registrados 394 casos de sífilis em pessoas com mais de 60 anos, analisamos também a prevalência entre a raça, a escolaridade e o sexo dos pacientes. Desse modo, compreende-se que para o controle da doença o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são essenciais para manejar a doença, ademais, é necessário atuar nas ações preventivas e na melhoria de assistência à saúde pública.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Laura Pontes, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduanda de medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz.

Karin Kristina Pereira Smolarek, Centro Universitário Assis Gurgacz

Orientadora, mestre em zoologia pela UFPR, docente de medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz.

André Luis Batista, Centro Universitário Assis Gurgacz

Coorientador, mestre em bioética pela PUCPR, médico especialista em clínica médica e medicina de família e comunidade, docente de medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

2025-04-04

Como Citar

Pontes, M. L., Smolarek, K. K. P., & Batista, A. L. (2025). PREVALÊNCIA DE SÍFILIS ADQUIRIDA NOS IDOSOS EM UMA CIDADE DO OESTE DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 527–536. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18587