ENTRE LIVROS E COMUNIDADES: UM OLHAR SOBRE PROJETOS DE LEITURA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18426Palavras-chave:
Leitura. Extensão universitária. Comunidades vulneráveis. Desenvolvimento comunitário.Resumo
A leitura é um processo essencial que promove o aprendizado, a transformação e a saúde mental do indivíduo, mas muitas comunidades vulneráveis enfrentam barreiras ao acesso a livros e atividades de leitura. Por isso, as universidades públicas têm um papel crucial na mediação de projetos de extensão que visam superar essas limitações e promover a leitura e o desenvolvimento comunitário. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto dos projetos extensionistas na promoção da leitura e no desenvolvimento das comunidades locais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, cuja finalidade é a nível exploratório. No que se refere à coleta de fontes, caracteriza-se como bibliográfica. Foram identificados 21 projetos em seis das oito universidades consideradas, mas apenas quatro projetos deram retorno ao questionário, e estes foram avaliados. A pesquisa conclui que, para efetivar a mediação no acesso à leitura e potencializar os efeitos dos projetos extensionistas, é fundamental estabelecer parcerias efetivas e estratégias que atendam às necessidades específicas das comunidades.
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