MEU INSTRUMENTO É O PINCEL: PERSONIFICAÇÃO E ANÁLISE FÍLMICA SOBRE NISE DA SILVEIRA

Autores

  • Alice Gabriella Muniz de Alencar Araripe Centro Universitário Santo Agostinho
  • Lívia Leal Miranda Centro Universitário Santo Agostinho
  • Alisson Dias Gomes UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18420

Palavras-chave:

Nise da Silveira. Análise Fílmica. Reforma Psiquiátrica.

Resumo

Nise da Silveira foi uma figura imprescindível para a ascensão de um atendimento humanizado aos enfermos mentais, introduzindo a arte e o acolhimento por meio do apego na sua atuação profissional. Silveira desafiou o sistema psiquiátrico medicalizante vigente no século XX e tornou-se um símbolo da criticidade aos processos em vigor naquela época. Partindo disso, o filme “Nise, o Coração da Loucura”, retrata um recorte temporal da vida da psiquiatra que é digno de análise e de estudo, sendo este o período de sua atuação no Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa seguida de análise crítica da cinematografia proposta, procuram-se entender as estratégias escolhidas pelo cineasta Roberto Berliner para contar a história de Nise, a perspectiva da época sobre as doenças mentais e como essa visão mudou – ou não – na contemporaneidade, bem como a forma como Nise da Silveira foi retratada nesse contexto histórico. A partir dessas análises compreendeu-se a complexa trajetória em torno de sua “mania de liberdade”.

Downloads

Biografia do Autor

Alice Gabriella Muniz de Alencar Araripe, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente do curso de Psicologia no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Voluntária do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). 

Lívia Leal Miranda, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente do curso de Psicologia no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Voluntária do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). 

Alisson Dias Gomes, UNIFSA

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (UNIFSA). Máster en Comunicación y Educación, Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), Barcelona, Espanha. Doctorado en Comunicación Audiovisual, Revolución Tecnológica y Cambios Culturales, Universidad de Salamanca (USAL, 2011), Salamanca, Espanha. Professor do UNIFSA. Orientador da pesquisa. 

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Araripe, A. G. M. de A., Miranda, L. L., & Gomes, A. D. (2025). MEU INSTRUMENTO É O PINCEL: PERSONIFICAÇÃO E ANÁLISE FÍLMICA SOBRE NISE DA SILVEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1440–1458. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18420