A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto UNADES
  • Licélio Allan Castro de Souza UNADES
  • Marcília Pimenta da Costa UNADES
  • Donalba Maria de Lira UNADES
  • Andréia Xavier da Silva Oliveira UNADES
  • Georgea de Oliveira Lins UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18397

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico. Capacitação Docente. Políticas Educacionais. Educação Pública. Desenvolvimento Profissional.

Resumo

O artigo aborda a relevância do aprimoramento constante dos professores na elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico no município de Parnamirim, localizado no estado do Rio Grande do Norte. Apresentamos uma revisão bibliográfica embasada nos principais autores que discutem o projeto político pedagógico e a formação continuada de professores. Também discutimos a legislação que incentiva a formação continuada em Parnamirim, além de fornecer dados coletados por meio de um questionário com perguntas de múltipla escolha. Esses dados são apresentados em tabelas e gráficos para facilitar a compreensão, complementados pelas opiniões dos profissionais obtidas em entrevistas aprofundadas. Concluímos destacando a importância da formação continuada para os profissionais da educação e ressaltamos a ausência de investimento adequado por parte do poder público nesse tipo de capacitação.

Downloads

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, UNADES

Doutorando - UNADES-PY. 

Licélio Allan Castro de Souza, UNADES

Doutorando -Unades-PY.

Marcília Pimenta da Costa, UNADES

Doutoranda - Unades-PY. 

Donalba Maria de Lira, UNADES

Doutoranda - UNADES PY. 

Andréia Xavier da Silva Oliveira, UNADES

Doutoranda- Unades -PY. 

Georgea de Oliveira Lins, UNADES

Mestranda, UNades -PY. 

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Damasceno Neto, A. R., Souza, L. A. C. de, Costa, M. P. da, Lira, D. M. de, Oliveira, A. X. da S., & Lins, G. de O. (2025). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1352–1371. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18397