OS DESAFIOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NA EDUCAÇÃO REMOTA E A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA VIVÊNCIA DO PROFESSOR

Autores

  • Orlando José de Assis Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.18368

Palavras-chave:

Docência. Ensino. Tecnologia.

Resumo

Os últimos anos foram caracterizados pelo aumento e intensificação dos progressos tecnológicos e da transformação digital globalmente. Nesse sentido, o artigo em tela se justifica a partir da busca por compreender e analisar as vivências e ponderações dos docentes acerca do emprego da tecnologia na educação durante a pandemia, ressaltando obstáculos, resoluções e lições aprendidas. Portanto, foi necessário reunir professores para investigar as suas práticas e percepções acerca deste tema tão caro à sociedade de modo geral, em especial ao meio acadêmico. A principal finalidade deste texto é enfatizar a importância da representação e evolução das tecnologias de maneira mais clara e, principalmente, sob a perspectiva de um processo de evolução no contexto educacional. Assim, dois professores de diferentes áreas foram convidados para estabelecer uma análise conjuntados maiores obstáculos e desafios relacionados à questão da transformação digital e inclusão no ambiente educacional diário. Os achados indicam a importância de ultrapassar o modelo tradicional, inflexível e linear, através de um novo paradigma que inclua propostas inovadoras e de construção inter e transdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando José de Assis, Veni Creator Christian University

Mestrando no curso de Ciências da Educação pela Veni Crator Christian University  -VCCU. Formação acadêmica em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologias - FTC,  e pós-graduado-graduado em: Neuropsicopedagogia, Educação Especial pela FAVENI- Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multidisciplinar pela FACUMINAS - ABA- Análise do Comportamento Aplicada- FACUMINAS. Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atuo como Professor do AEE na Sala de Recursos da Escola Municipal Professor José Edmilson de Souza em Rio Largo – Alagoas.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Orientadora. Veni Crator Christian University  -VCCU.

Downloads

Publicado

2025-08-18

Como Citar

Assis, O. J. de, & Santos, M. P. dos. (2025). OS DESAFIOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NA EDUCAÇÃO REMOTA E A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA VIVÊNCIA DO PROFESSOR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1718–1745. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.18368