FORMAÇÃO DO SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ (PMPR): ANÁLISE DA FORMAÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FORMAIS COMPARADA À REALIZADA NOS NÚCLEOS DE ENSINO DA PMPR

Autores

  • Anderson Couto de Moraes Universidade Tuiuti do Paraná
  • Felipe Serbena Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18278

Palavras-chave:

PMPR. Formação. Ensino. Estabelecimento de ensino formal. núcleos de ensino.

Resumo

A PMPR presta serviços à sociedade paranaense há mais de 170 anos. Desde a origem da Corporação até os dias atuais, o ensino e a formação dos integrantes passaram por várias fases e percalços, visando sempre a otimização dos processos aliada às necessidades de pessoal da época. Este estudo busca analisar a formação do Soldado da PMPR comparando a qualidade do ensino nos Estabelecimentos Formais de Ensino com a realizada no Núcleos de Ensino. Com intuito de embasar as análises constantes neste artigo, foi elaborado questionário aberto direcionado a 7 (sete) policiais militares, entre Comandantes de EsFAEPs e Coordenadores dos Cursos de Formação de Praças (CFP), realizado nos anos de 2022 e 2023, após concurso público aberto pelo Estado do Paraná em 2022, onde foram elaboradas perguntas abertas com a finalidade de obter dados oriundos da participação dos que realmente estavam envolvidos com a formação dos novos soldados, com o intuito de tornar o presente artigo o mais fidedigno possível.

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Biografia do Autor

Anderson Couto de Moraes, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-Graduado em Planejamento Estratégico em Segurança Pública. Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Felipe Serbena, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê; Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná.  

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

Moraes, A. C. de, & Serbena, F. (2025). FORMAÇÃO DO SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ (PMPR): ANÁLISE DA FORMAÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FORMAIS COMPARADA À REALIZADA NOS NÚCLEOS DE ENSINO DA PMPR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2214–2234. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18278