DRAMA DA HONRA: ANÁLISE DE CASA DE PENSÃO DE ALUÍSIO AZEVEDO E A QUESTÃO CAPISTRANO

Autores

  • Gabriel Antônio Prechlak Universidade Federal do Paraná
  • Kelly Cristina Benjamim Viana Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18173

Palavras-chave:

Questão Capistrano. Casa de Pensão. Aluísio Azevedo.

Resumo

O estudo analisa o romance Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo, publicado em 1883, que se inspirou em um crime de grande repercussão ocorrido no Rio de Janeiro em 1876: o assassinato de João Capistrano da Cunha por Alexandre Pereira. O crime, amplamente explorado pela imprensa da época, envolvia questões como honra, sedução e defloramento. O objetivo do artigo é compreender a relação entre a obra de Azevedo e o caso real, analisando tanto o romance quanto a narrativa jornalística da "Questão Capistrano", com base em jornais e revistas fluminenses publicados entre 1876 e 1884. Além disso, o estudo incorpora contribuições importantíssimas de autoras como Lillian Fessler Vaz e Ana Gomes Porto. A pesquisa também destaca as discussões em torno da honra feminina, da participação estudantil e da legitimidade do assassinato na imprensa do final do século XIX, ao mesmo tempo em que retrata a crise habitacional e social vivida pelo Rio de Janeiro naquele período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Antônio Prechlak, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Kelly Cristina Benjamim Viana, Universidade Estadual do Paraná

Orientadora. Doutora em História (UNB/2014). Professora Efetiva de História do Brasil do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR / Campus de União da Vitória.

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Prechlak, G. A., & Viana, K. C. B. (2025). DRAMA DA HONRA: ANÁLISE DE CASA DE PENSÃO DE ALUÍSIO AZEVEDO E A QUESTÃO CAPISTRANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1465–1480. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18173