A GRANDE TRIBULAÇÃO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA: ANTIGLOBALISMO, FUNDAMENTALISMO E EVANGÉLICOS NA POLÍTICA EXTERNA DE BOLSONARO (2019-2021)

Autores

  • João Victor do Rêgo Barros Borba
  • Flávia Leite do Rêgo Barros Prefeitura da Cidade do Recife
  • Maria Segunda Gomes de Lima
  • Ronnei Prado Lima UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18128

Palavras-chave:

Neopentecostalismo. Diplomacia Brasileira. Religião e Política. Relações Internacionais. Política Externa.

Resumo

Este trabalho analisa a relação entre evangélicos, especialmente neopentecostais, e a diplomacia brasileira nos primeiros três anos (2019-2021) do governo Jair Bolsonaro. A justificativa baseia-se no papel histórico da religião na política brasileira e sua instrumentalização na ascensão e sustentação de Bolsonaro. O objetivo geral é compreender como a religiosidade influenciou a política externa brasileira, com foco no Ministério das Relações Exteriores. A metodologia envolve análise de discursos do presidente, ministros e líderes religiosos, além de matérias da mídia nacional e literatura acadêmica sobre religião e Relações Internacionais. Conclui-se que a influência religiosa foi um elemento central na formulação da política externa, sendo o Itamaraty usado como moeda de troca para grupos neopentecostais. O caso brasileiro exemplifica a relevância da religião na esfera pública e sua integração no debate acadêmico das Relações Internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor do Rêgo Barros Borba

Analista de Políticas do Governo do Canadá. Ele tem mestrado em Ciência Política e bacharelado em Relações Internacionais. Sua expertise inclui comércio internacional, assuntos intergovernamentais e econômicos. Sua pesquisa se concentra em assuntos internacionais e como a fé se cruza com a política. 

Flávia Leite do Rêgo Barros, Prefeitura da Cidade do Recife

Professora I da Prefeitura da Cidade do Recife - Especialização em História do Brasil e Gestão Escolar e Coordenadora Pedagógica.  Atualmente em Função Técnica Pedagógica, Bacharel em Direito com ênfase em Direito Penal e Processual Penal.

Maria Segunda Gomes de Lima

Juíza de Direito, Bacharel em Direito e Letras, especialista em Direito Penal e Processual Penal e Direito da Saúde. 

Ronnei Prado Lima, UFPE

Professor 1 da Prefeitura Municipal do Ipojuca e de Camaragibe. Especialista em História da África FUNESO. Mestre em História pela UFPE, núcleo de pesquisa do mundo Atlântico. Membro do NEAB/ UFPE, Pesquisador CEA/UFPE. Membro do grupo de estudos África 70 e do ABE África. Atualmente é Coordenador de EJA da Prefeitura do Ipojuca. 

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Borba, J. V. do R. B., Barros, F. L. do R., Lima, M. S. G. de, & Lima, R. P. (2025). A GRANDE TRIBULAÇÃO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA: ANTIGLOBALISMO, FUNDAMENTALISMO E EVANGÉLICOS NA POLÍTICA EXTERNA DE BOLSONARO (2019-2021). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 620–637. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18128