AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ATUALIZAR METODOLOGIA E FINALIDADE PARA SER NÃO SER REPROVADA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18034Palavras-chave:
Avaliação. Escola. Aprendizagens.Resumo
Avaliar aprendizagens sempre foi uma das muitas atribuições da escola, uma vez que o conhecimento construído por crianças carece da mediação docente visando validar o que se obteve no percurso. Este artigo levanta a discussão da seguinte questão: O que deve ser avaliado ao final de um percurso letivo? Para dar cabo às essas questões foi fundamental transitar entre várias conceituações e tipos de avaliações, valendo-se de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, na consulta de artigos, teses e dissertações,e também via empírica. A pesquisa nos conduziu aos seguintes teóricos, a saber: PERRENOUD (1999), BARLOW (2006), HOFFMANN (2001,2011), LUCKESI (2018), LIBÂNEO (1994). As leituras foram imprescindíveis não somente na realização do trabalho, mas também de uma compreensão ampliada do tema. Ficou claro que avaliar aprendizagens e desenvolvimento de crianças e adolescentes, assimilação de conteúdos, progressos nas relações interpessoais, oralidade, leitura e escrita ainda é um desafio da escola brasileira; falta situar a avaliação num patamar de relevância e não apenas de método. Concluiu-se que há uma resistência a alargar horizontes sobre o que importa ser avaliado. Avaliar-(se) para colaborar com outras disciplinas na alavancagem dos processos que são gerados em uma escola, e não para ser óbice ao desenvolvimento de pessoas e estruturas.
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