LEI MARIA DA PENHA E JUSTIÇA RESTAURATIVA

Autores

  • Francisco Ismael Salvador Rodrigues Veni Creator University
  • Eduardo Luís Rodrigues de Lima Veni Creator Christian University
  • Maria Emília Camargo Veni Creator University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18032

Palavras-chave:

Violência Doméstica. Direitos das Mulheres. Intervenção Judicial.

Resumo

Este estudo investiga a relação entre a Lei Maria da Penha e a Justiça Restaurativa no Brasil de 2019 a 2023, analisando como essas abordagens se complementam. As publicações sobre o tema são amplamente distribuídas pelo país, com maior concentração nos estados mais populosos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os autores mais citados  incluem especialistas em direito penal, criminologia e sociologia, que oferecem perspectivas diversas sobre a aplicação da Lei Maria da Penha em conjunto com os princípios da Justiça Restaurativa. Os assuntos mais analisados abrangem desde a eficácia da Lei Maria da Penha na prevenção e combate à violência doméstica até a viabilidade e os desafios da implementação de práticas restaurativas no sistema de justiça criminal. Ainda, o estudo identifica diferentes tipos de projetos restaurativos, como programas de conscientização e educação para agressores, mediação de conflitos familiares e comunitários, e iniciativas de apoio e empoderamento para vítimas de violência doméstica. Esses projetos visam não apenas punir os agressores, mas também promover a responsabilização, a reconciliação e a reparação dos danos causados, contribuindo para uma abordagem mais holística e humanizada na resolução de conflitos relacionados à violência de gênero.

Biografia do Autor

Francisco Ismael Salvador Rodrigues, Veni Creator University

Mestrando em Ciências Jurídicas. Veni Creator Christian University – VCCU. Flórida – USA.

Eduardo Luís Rodrigues de Lima, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências Jurídicas. Veni Creator Christian University – VCCU. Flórida – USA.

Maria Emília Camargo, Veni Creator University

Orientadora da Veni Creator Christian University – VCCU. Doutora em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2025-02-03

Como Citar

Rodrigues, F. I. S., Lima, E. L. R. de, & Camargo, M. E. (2025). LEI MARIA DA PENHA E JUSTIÇA RESTAURATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 137–157. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18032