ESTÍMULO E PROMOÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL: UM ESTUDO AMOSTRAL NA ESCOLA MUNICIPAL ALMERINDO ALVES DOS SANTOS

Autores

  • Flaelma Almeida da Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Diana de Lima Universidade de São Paulo
  • Alana Moreira Aguilar Faculdade Pitágoras
  • Sheyany Meira Brito Faculdade Pitágoras
  • Ruanna Nascimento Costa Brauer Faculdade Pitágoras
  • Maria Amanda Almeida Rufino Faculdade Pitágoras
  • João Octávio Almeida Santos Faculdade Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17994

Palavras-chave:

Nutrição escolar. Indicadores nutricionais. Educação alimentar. Saúde infantil. Hábitos alimentares.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral estimular e promover iniciativas e ações que incentivem a alimentação saudável na Escola Municipal Almerindo Alves dos Santos, em Eunápolis, Bahia, envolvendo alunos entre 10 e 14 anos. Os objetivos específicos foram: compreender os conceitos e indicadores nutricionais; analisar os indicadores nutricionais dos alunos; investigar o ambiente alimentar escolar; e promover uma oficina para a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável. A metodologia quanti-qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, envolveu três intervenções principais. A primeira consistiu em atividades lúdicas para mapear hábitos alimentares, seguidas de uma peça teatral e de um formulário online para os responsáveis. No segundo momento, realizaram-se medidas antropométricas para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos, baseando-se nos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por fim, o terceiro momento incluiu a devolutiva dos resultados à comunidade escolar e a aplicação de um questionário de satisfação.Os resultados revelaram que 17 alunos apresentaram desnutrição, enquanto 2 estavam com sobrepeso ou obesidade. Apesar dos desafios, as intervenções geraram impactos positivos: 50% experimentaram novas frutas, 25% passaram a consumi-las regularmente, e 57% iniciaram práticas de exercícios físicos. Cerca de 32% compartilharam os conhecimentos adquiridos com suas famílias, evidenciando o alcance das ações educativas. A ausência dos pais na palestra destacou o distanciamento entre escola e famílias, possivelmente limitando o impacto das iniciativas. Entretanto, a escola mostrou-se um espaço estratégico para promover hábitos alimentares saudáveis e fomentar discussões sobre nutrição. Este estudo reforça a importância de integrar educação nutricional ao currículo escolar e propõe que futuras pesquisas explorem estratégias para maior engajamento familiar, potencializando os resultados a longo prazo.

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Biografia do Autor

Flaelma Almeida da Silva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Mestre em Ciências da Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Lisboa, Portugal.

Diana de Lima, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental. Universidade de São Paulo (USP).

Alana Moreira Aguilar, Faculdade Pitágoras

Graduanda em Medicina, Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis.

Sheyany Meira Brito, Faculdade Pitágoras

Graduanda em Medicina, Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis.

Ruanna Nascimento Costa Brauer, Faculdade Pitágoras

Graduanda em Medicina, Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis.

Maria Amanda Almeida Rufino, Faculdade Pitágoras

Graduanda em Medicina, Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis.

João Octávio Almeida Santos, Faculdade Pitágoras

Graduando em Medicina, Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis.

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Silva, F. A. da, Lima, D. de, Aguilar, A. M., Brito, S. M., Brauer, R. N. C., Rufino, M. A. A., & Santos, J. O. A. (2025). ESTÍMULO E PROMOÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL: UM ESTUDO AMOSTRAL NA ESCOLA MUNICIPAL ALMERINDO ALVES DOS SANTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2069–2088. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17994