ESTÍMULO E PROMOÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL: UM ESTUDO AMOSTRAL NA ESCOLA MUNICIPAL ALMERINDO ALVES DOS SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17994Palavras-chave:
Nutrição escolar. Indicadores nutricionais. Educação alimentar. Saúde infantil. Hábitos alimentares.Resumo
Este estudo teve como objetivo geral estimular e promover iniciativas e ações que incentivem a alimentação saudável na Escola Municipal Almerindo Alves dos Santos, em Eunápolis, Bahia, envolvendo alunos entre 10 e 14 anos. Os objetivos específicos foram: compreender os conceitos e indicadores nutricionais; analisar os indicadores nutricionais dos alunos; investigar o ambiente alimentar escolar; e promover uma oficina para a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável. A metodologia quanti-qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, envolveu três intervenções principais. A primeira consistiu em atividades lúdicas para mapear hábitos alimentares, seguidas de uma peça teatral e de um formulário online para os responsáveis. No segundo momento, realizaram-se medidas antropométricas para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos, baseando-se nos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por fim, o terceiro momento incluiu a devolutiva dos resultados à comunidade escolar e a aplicação de um questionário de satisfação.Os resultados revelaram que 17 alunos apresentaram desnutrição, enquanto 2 estavam com sobrepeso ou obesidade. Apesar dos desafios, as intervenções geraram impactos positivos: 50% experimentaram novas frutas, 25% passaram a consumi-las regularmente, e 57% iniciaram práticas de exercícios físicos. Cerca de 32% compartilharam os conhecimentos adquiridos com suas famílias, evidenciando o alcance das ações educativas. A ausência dos pais na palestra destacou o distanciamento entre escola e famílias, possivelmente limitando o impacto das iniciativas. Entretanto, a escola mostrou-se um espaço estratégico para promover hábitos alimentares saudáveis e fomentar discussões sobre nutrição. Este estudo reforça a importância de integrar educação nutricional ao currículo escolar e propõe que futuras pesquisas explorem estratégias para maior engajamento familiar, potencializando os resultados a longo prazo.
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