TRANSTORNO DA ACUMULAÇÃO NO DISTRITO DE SAÚDE LAPA/PINHEIROS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SP) ENTRE 2016 E 2019

Autores

  • Mayne Medeiros Maia Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.
  • Edna Patrícia Cupertino Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.
  • Cesar Oscar Polachini Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.
  • Viviane Cristina Mendonça Martins Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.
  • Leila Maria Rissi Caverni Vigilância Ambiental   Lapa / Pinheiros da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1798

Palavras-chave:

Transtorno da Acumulação. Síndrome de Diógenes. Acumulação obsessiva. Saúde Pública.

Resumo

Estudo analisa 49 casos de pessoas em Situação de Acumulação (SA), residentes nos distritos administrativos (D.A.) da Lapa e de Pinheiros do município de São Paulo, encaminhados ao serviço de Vigilância Ambiental da Supervisão Técnica de Saúde da Lapa/Pinheiros, entre os anos de 2016 a 2019. Os parâmetros analisados foram: Raça / Cor / Etnia, Ocupação / Forma de sustento, Situação do imóvel de moradia, Faixa etária e sexo, Tipo de material acumulado, Número de ações realizadas e quantidade de material removido no período. Os resultados mostram predomínio de indivíduos da raça branca, inativos e, residentes em imóvel próprio. Discreta maioria de casos pertencentes ao sexo masculino, em relação ao sexo feminino. Maior parte dos acometidos acumulam objetos inanimados em comparação com os que acumulam animais. O volume de material removido, com apoio institucional foi consideravelmente maior quando comparado ao desfazimento deixado a critério do próprio indivíduo. O conhecimento mais detalhado do agravo, possibilita intervenções a partir da identificação dos casos, na promoção e cuidado à saúde integral desse segmento populacional e oportuniza modificações da realidade ambiental de forma antecipada.

 

Biografia do Autor

Mayne Medeiros Maia, Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.

Bacharel em Serviço Social pela PUC-SP, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Assistente Social responsável pelo Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação da Unidade de Vigilância em Saúde – UVIS Lapa Pinheiros/Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo. E-mail: mayne@uol.com.br.

Edna Patrícia Cupertino, Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.

Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Anhanguera/São Paulo, Especialista em Gerontologia pela UNINOVE. Agente de Saúde Ambiental/Endemias UVIS Lapa Pinheiros/Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.

Cesar Oscar Polachini, Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.

Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, da Coordenação dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Estado Saúde de São Paulo em 2004. Médico na UVIS Lapa Pinheiros/Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.

Viviane Cristina Mendonça Martins, Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo.

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Campus de Andrade, Curitiba – PR. Coordenadora da Vigilância Ambiental Lapa/Pinheiros - UVIS Lapa Pinheiros/Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo. (2017-2020).

Leila Maria Rissi Caverni, Vigilância Ambiental   Lapa / Pinheiros da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo.

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1976 . Doutora em Ciencias pela Universidade de São Paulo-Unifesp. Vigilância Ambiental   Lapa / Pinheiros da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Maia, M. M. ., Cupertino, E. P. ., Polachini, C. O. ., Martins, V. C. M. ., & Caverni, L. M. R. . (2021). TRANSTORNO DA ACUMULAÇÃO NO DISTRITO DE SAÚDE LAPA/PINHEIROS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SP) ENTRE 2016 E 2019. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1370–1386. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1798