PEER INSTRUCTION: UMA METODOLOGIA QUE PROMOVE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17976Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Ensino-Aprendizagem. Peer Instruction.Resumo
O presente trabalho traz uma abordagem sobre a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, de forma a promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, estimulante e centrado no aluno, visto que, as constantes mudanças e evoluções em que a sociedade está imersa, exige cada vez mais pessoas com autonomia e proatividade. Dessa forma, as instituições de ensino também necessitam desenvolver estratégias inovadoras que acompanhe a dinâmica e necessidade da sociedade. Ao adotar o uso das abordagens da metodologia ativa, o professor pode aumentar o engajamento dos alunos, promover uma aprendizagem mais profunda e desenvolver habilidades essenciais para o sucesso profissional atendendo às necessidades da sociedade atual. O objetivo desse Paper, é, portanto, discorrer sobre metodologias ativas, bem como o que é metodologia Peer Instruction, e como utilizar tal metodologia na sala de aula, tanto em aulas presenciais quanto em aulas online. A metodologia Peer Instruction é uma abordagem pedagógica desenvolvida pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard na década de 1990, que visa dar ênfase à participação ativa do aluno em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY