LEITURA E ESCRITA: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO MEIO EFETIVO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17968Palavras-chave:
Alfabetizar. Metodologia.Didática.Construção.Resumo
O desafio de alfabetizar segue sendo perseguido e tido como um tarefa crucial aos que se interessam pelo tema, tais como familiares de crianças em idade escolar, estudiosos, gestores públicos e docentes, sobretudo estes últimos que se dedicam a lecionar em séries iniciais do Ensino Fundamental. Cada docente tem a sua metodologia, a sua didática de como levar adiante a empreitada cotidiana de mediar a construção e a aquisição da leitura e da escrita que, às vezes, é exitosa. De algum modo, o assunto toca ao tecido social, exigindo reflexões que contribuam na compreensão e superação definitiva desse problema que se arrasta, sem que se vislumbre uma solução próxima.Este artigo buscou na obra dos teóricos Soares(2009), Ferreiro (2011,2013, 2014, 2015), Grossi (1990), Antunes (2003) um espaço de diálogo para que este trabalho fosse possível e fundamentado, uma vez que suas teorias transitam fartamente no bojo do tema da escrita e da leitura, seus desafios e possibilidades, mas, sobretudo, suas teorias oferecem ocasião de reflexão e revisão de práticas docentes, muitas das quais arraigadas em métodos comprovadamente anacrônicos, que já não respondem às exigências da escola atual, inserida no âmbito das transformações tecnológicas, de costumes e, em especial, no que se refere à escrita e à leitura, suas demandas que crescem diuturnamente.
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