LEITURA E ESCRITA: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO MEIO EFETIVO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17968

Palavras-chave:

Alfabetizar. Metodologia.Didática.Construção.

Resumo

O desafio de alfabetizar segue sendo perseguido e tido como um tarefa crucial aos que  se interessam pelo tema, tais como familiares de crianças em idade escolar, estudiosos, gestores públicos e docentes, sobretudo estes últimos que se dedicam a lecionar em séries iniciais do Ensino Fundamental. Cada docente tem a sua metodologia, a sua didática de como levar adiante a empreitada cotidiana de mediar a construção e a aquisição da leitura e da escrita que, às vezes, é exitosa. De algum modo, o assunto toca ao tecido social, exigindo reflexões que contribuam na compreensão e superação definitiva desse problema que se arrasta, sem que se vislumbre uma solução próxima.Este artigo buscou na obra dos teóricos Soares(2009),  Ferreiro (2011,2013, 2014, 2015), Grossi (1990), Antunes (2003) um espaço de diálogo para que este trabalho fosse possível e fundamentado, uma vez que suas teorias transitam fartamente no bojo do tema da escrita e da leitura, seus desafios e possibilidades, mas, sobretudo, suas teorias oferecem ocasião de reflexão e revisão de práticas docentes, muitas das quais arraigadas em métodos comprovadamente anacrônicos, que já não respondem às exigências da escola atual, inserida no âmbito das transformações tecnológicas, de costumes e, em especial,  no que se refere à escrita e à leitura, suas demandas que crescem diuturnamente.

Downloads

Biografia do Autor

Francisco Klebio e Costa, Rede Pública Municipal de Fortaleza

Licenciatura Plena - Pedagogia - UVA Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica - UVA Professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFRPE

Doutor em biologia pela UFPE. Graduado em licenciatura plena em ciências biológicas pela UFRPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-01-23

Como Citar

Costa, F. K. e, & Coutinho, D. J. G. (2025). LEITURA E ESCRITA: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO MEIO EFETIVO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2055–2068. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17968