O PAPEL DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Artur Renato Verner MUST
  • Alberto Silva Franqueira FICS
  • Adriana Martins Pereira Universidade Nilton Lins
  • Antonio José Ferreira Gomes FICS
  • Franciane Becalli Pereira das Posses
  • Vanusa Zucoloto da Silva MUST
  • Rosiane Ribeiro Ciqueira Castelo MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17891

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa. Redes Sociais. Tecnologias Digitais. Educação. Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Este estudo abordou a aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais e redes sociais, buscando responder à seguinte pergunta: como essas ferramentas podem apoiar e melhorar os processos de aprendizagem colaborativa nas escolas? O objetivo geral foi analisar as implicações do uso das redes sociais e plataformas digitais no contexto educacional, promovendo a interação e a construção coletiva de conhecimento entre os alunos. A metodologia adotada foi bibliográfica, com a análise de artigos, livros e outros materiais acadêmicos sobre o tema. No desenvolvimento, foi investigado como as tecnologias digitais, as redes sociais, contribuem para um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo, permitindo que os alunos compartilhem conhecimentos, discutam ideias e resolvam problemas colaborativamente. As considerações finais destacaram que as tecnologias digitais têm um papel importante no apoio à aprendizagem colaborativa, embora sua implementação enfrente desafios como a resistência de educadores e a necessidade de um planejamento pedagógico adequado. Conclui-se que, embora o uso dessas ferramentas traga benefícios significativos, a continuidade dos estudos sobre as práticas específicas de utilização das redes sociais nas escolas é essencial para superar os desafios identificados e aprimorar a integração das tecnologias no processo educacional.

Biografia do Autor

Artur Renato Verner, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Alberto Silva Franqueira, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Adriana Martins Pereira, Universidade Nilton Lins

Especialista em Didática do Ensino Superior. Universidade Nilton Lins.

Antonio José Ferreira Gomes, FICS

Mestrando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Franciane Becalli Pereira das Posses

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Vanusa Zucoloto da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Rosiane Ribeiro Ciqueira Castelo, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-01-10

Como Citar

Verner, A. R., Franqueira, A. S., Pereira, A. M., Gomes, A. J. F., Posses, F. B. P. das, Silva, V. Z. da, & Castelo, R. R. C. (2025). O PAPEL DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 818–824. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17891