INICIATIVAS DE GUARDAS MUNICIPAIS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA PREVENTIVA E CIDADÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17677

Palavras-chave:

Políticas de Segurança Pública Preventiva e Cidadã. Guardas Municipais.

Resumo

O presente artigo analisa as atuações de Guardas Municipais no âmbito das políticas de segurança pública preventiva e cidadã, por meio comparativo às políticas de segurança pública no Brasil. A pesquisa bibliográfica compara a relação da Filosofia de Segurança Cidadã e Comunitária, na busca da redução da violência no meio social, comunitário e escolar. Utiliza a abordagem qualitativa, natureza básica, procedimento levantamento bibliográfico. O estudo examina a Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (ROPE/GMN), objetivo de atuar mediante ações preventivas na segurança escolar conforme a Lei Federal 13022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e a atribuição das Guardas Municipais na Segurança Preventiva. A pesquisa constata resultados de práticas na literatura pertinente aos temas de (cinco) Guardas Municipais (GMs), das cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Goiânia e Natal. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do conteúdo levantado no referencial teórico. A principal contribuição é demonstrar a importância da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal no ciclo de Segurança Pública em Políticas de Prevenção.

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Biografia do Autor

Sérgio Mário Teixeira, Christian Business Shcool

Mestrando em Segurança Pública e Direitos Humanos pela CBS.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador no mestrando em segurança pública e direitos humanos - Christian Business School – CBS.  Doutor em biologia – UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. 

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Teixeira, S. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). INICIATIVAS DE GUARDAS MUNICIPAIS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA PREVENTIVA E CIDADÃ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3802–3823. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17677